Cartões de crédito e débito já podem ser usados para pagar passagem em 12 estações do Metrô e CPTM

A ABASP – Associação de Apoio e Estudo da Bilhetagem e Arrecadação nos Serviços Públicos de Transporte Coletivo de Passageiros do Estado, através de sua contratada Autopass, inovaram na experiência tecnológica para os passageiros do transporte público paulista com o embarque via NFC.

Agora, mais 12 estações do metrô e da CPTM devem receber a tecnologia nas próximas semanas, começando com a Barra Funda (Linha 7), que desde o último dia 12 oferece essa possibilidade de embarque aos passageiros. Em São Paulo, a estação João Dias do Metrô já opera com a tecnologia desde 2021.

Até o final de fevereiro, serão instaladas catracas de NFC em mais estações, como Jabaquara (Linha 1), Ipiranga (Linha 10) e Consolação (Linha 2). A relação completa estará disponibilizada no site da Autopass em breve.

Como funciona o embarque via NFC

Com o NFC, os passageiros podem passar pela catraca utilizando um cartão de débito ou crédito (tanto físicos como digitais, disponíveis nos aplicativos de contas nos smartphones e wearables) das bandeiras Mastercard, Visa e Elo.

Caso o usuário do transporte coletivo tenha dúvidas se o seu cartão é ou não habilitado para o uso no pagamento via NFC, basta contatar sua operadora para confirmar a funcionalidade.