Entenda por que é tão difícil fazer seguro de carros mais antigos

Com os carros zero quilômetro cada vez mais caros e proibitivos para grande parte dos brasileiros, a saída que muitos têm buscado são os seminovos, ou ainda, partindo para um caminho mais “econômico”, os usados, aqueles que já perderam a garantia de fábrica e com mais de cinco anos de fabricação. No entanto, a manutenção, logicamente, precisa estar em dia para valer a pena.

Mas aproveitando que estamos falando da parte econômica, como fica a questão do seguro? Afinal de contas, ninguém está livre de ter o veículo furtado, roubado ou batido, não é mesmo? Será que é fácil contratar uma apólice que valha a pena para o dono do carro? Até quantos anos ele precisa ter para se contratar uma apólice de seguros? Os mais antiguinhos são aceitos pelas seguradoras?

Para essas e outras dúvidas, reunimos algumas questões e levamos para o especialista e Idealizador do Programa Profissional de Seguros na Rádio Exclusiva FM-SP, Fábio Sorolla.

Até que ano geralmente as seguradoras conseguem fazer o seguro de automóvel?
Normalmente o mercado aceita veículos com 15 a 20 anos de fabricação, dependendo da seguradora, para veículos nacionais. Veículos importados até 5 anos de fabricação, a aceitação é muito restrita, há uma dificuldade muito grande.

Por que é difícil contratar seguro para carros com mais de 10 anos ou mais, por exemplo?
A aceitação é bem restrita por parte das seguradoras. O principal motivo são as peças de reposição, que além de caras, há uma dificuldade em encontrá-las. Outro fator importante é que como eles não têm um valor tão alto no mercado. Dessa maneira, a possibilidade de se ter uma perda total no caso de colisão é muito grande. Vale lembrar que para que seja decretado uma perda total, os valores dos reparos precisam chegar a 75% do valor do veículo.

Qual o tipo de perfil que faz seguro para carros mais usados?
Normalmente são homens, entre 20 a 30 anos, com faixa de renda de 3 a 5 salários mínimos.

Como fica a cobertura para estes veículos mais usados. A seguradora oferece os mesmos benefícios em relação a outros carros mais novos, por exemplo?
As coberturas são as mesmas, não há uma restrição neste sentido. O que acontece, na maioria das vezes, é que o valor do seguro fica muito alto, podendo chegar a mais de 15% do valor do carro, tornando a contratação inviável. Ainda que poucas, existem no mercado seguradoras que aceitam veículos nacionais com mais de 20 anos, importados com mais de 5 anos, blindados ou não, porém com coberturas mais simples, com apenas proteção contra roubo e furto, por exemplo.

Por Fernando Garcia – Do iG Carros