Especialistas debatem futuro da cidade em evento histórico na OAB – Cotia uma Cidade Excelente

No último sábado (23), a OAB de Cotia sediou uma conferência multidisciplinar que reuniu especialistas de diversas áreas para discutir o futuro da cidade. O evento, considerado histórico pelos participantes, abordou temas como direito à cidade, sustentabilidade, mobilidade urbana, combate à corrupção, inclusão social e infraestrutura.

Entidades de classe e o direito à cidade
O presidente da OAB Cotia, Ricardo Rodrigues, deu início ao evento destacando a importância das entidades de classe na luta por um futuro melhor para a cidade. Ele citou exemplos de ações da OAB em defesa da população, como a luta contra a falta de medicamentos na farmácia do posto de saúde e a proteção para mulheres.

Sustentabilidade e meio ambiente
A veterinária Hélia Piedade alertou para a necessidade de protegermos a natureza e os animais silvestres. Ela destacou que o desmatamento e a falta de critério nas compensações ambientais podem trazer graves consequências para a saúde pública e para a economia da cidade.
Autimar Rocha e Rodrigo Almeida abordaram a importância da energia solar e dos créditos de carbono como ferramentas para a gestão pública sustentável. Eles também destacaram o potencial das NFTs e criptomoedas para a certificação desses instrumentos.

Cidades para todas as idades
O neurologista Dr. Lauro Celso Siderato destacou a importância de se pensar em uma cidade mais amigável para os idosos, que representam uma parcela cada vez maior da população de Cotia. Ele defendeu a inclusão de atividades e espaços públicos que atendam às necessidades dessa população.

Empreendedorismo sustentável
O dentista e inventor Nilton Dell Zotto apresentou o Suporte Descartável para Sacos de Lixo NILTEX, um exemplo de empreendedorismo sustentável que pode gerar impacto social positivo.

Plano Diretor, mobilidade urbana e combate à corrupção
Fernando Confiança, arquiteto e urbanista, abordou os desafios do Plano Diretor de Cotia, como o uso do solo e a mobilidade urbana. Ele criticou a falta de planejamento e a burocracia que dificultam o desenvolvimento da cidade e cobrou soluções urgentes para os problemas de transporte público e acesso a serviços básicos.
A advogada Monica Rosenberg, especialista no tema “Combate à Corrupção”, falou sobre o impacto da corrupção na sociedade e os mecanismos de combate. Ela defendeu o uso da tecnologia para aumentar a transparência da gestão pública, mas também destacou a importância da participação da população na fiscalização.

Desenvolvimento Urbano, Inclusão social e infraestrutura
Caio Portugal da GP Desenvolvimento Urbano, falou sobre as etapas de controle para a implementação de loteamentos e a importância de pensar no futuro da cidade.

Paulo Generoso abordou a importância de se pensar em uma cidade mais inclusiva para pessoas com deficiência. Ele destacou que existem cerca de 50 mil pessoas com algum tipo de deficiência em Cotia e que elas precisam ter acesso a todos os serviços e espaços públicos da cidade.

O engenheiro Peterson Tremonte falou sobre a importância da infraestrutura para o desenvolvimento de Cotia. Ele citou problemas como o fornecimento de energia elétrica, coleta e tratamento de esgoto, transporte coletivo e segurança pública, que precisam ser solucionados para que a cidade possa crescer e prosperar.

Futuro de Cotia em debate
Ao final do evento, Fernando Confiança destacou a importância da conferência para o futuro de Cotia. Ele afirmou que os conhecimentos compartilhados pelos especialistas servirão de base para a revisão do Plano Diretor da cidade, que está em andamento. “A conferência multidisciplinar contribuiu muito para o debate sobre o futuro de Cotia. Precisamos de estudos técnicos para traçarmos o caminho que queremos para a cidade. Queremos que Cotia seja uma Cidade Excelente para todos”, concluiu.

Próximos passos
Os organizadores da conferência pretendem enviar um relatório com as principais conclusões do evento para as entidades, associações, autoridades e população em geral. O objetivo é promover um debate amplo sobre o futuro de Cotia e buscar soluções para os desafios que a cidade enfrenta.

Participação popular é fundamental
O evento reforçou a importância da participação da população na construção de um futuro melhor para Cotia. A mobilização da sociedade civil é essencial para pressionar as autoridades por soluções para os problemas da cidade e para garantir que o Plano Diretor seja elaborado de forma transparente e participativa.