Estado de SP retira obrigatoriedade de máscaras no transporte público

A partir desta sexta-feira (3), deixa de ser obrigatório o uso de máscaras de proteção no transporte público de São Paulo. Com isso, não será mais necessário usar máscara no metrô, trens e ônibus que circulam por todo o estado.

Segundo o governo paulista, mesmo não sendo mais obrigatório, a recomendação é que pessoas com idade acima dos 65 anos ou doentes continuem usando.

A medida foi anunciada logo após a realização do carnaval, que reuniu milhões de pessoas nas ruas de São Paulo. De acordo com o Comitê Científico de São Paulo, não foi observado impacto das festas carnavalescas no sistema de saúde do estado.

A obrigatoriedade no uso de máscara no transporte público foi adotada no início da pandemia, em abril de 2020. Em setembro do ano passado, com o avanço da vacinação contra o vírus e a melhora dos indicadores, o uso de máscara deixou de ser obrigatório. No entanto, com um novo avanço da doença, a proteção voltou a ser exigida em novembro, e a medida estava em funcionamento até ontem.

A partir de agora, o uso de máscara só continuará sendo obrigatório no estado de São Paulo em hospitais e outros serviços de saúde.

Do Metro – Foto: BBC News