‘Estrangeira’ estreia coluna de turismo no Cotia Agora

Somos Gabi (23) e Fabia (39). Escrevemos um blog de viagens chamado Estrangeira e a partir de agora vamos compartilhar com vocês algumas das nossas aventuras pelo mundo. Gabi é cotiana e sempre leva um pedaço de Cotia por onde vai.

Atualmente moramos em Barcelona, na Espanha, onde estamos estudando no curso de Pós Graduação em Comunicação da Universidad Autonoma de Barcelona.

Começaremos nossa coluna com uma viagem histórica que fizemos em 2014. Passamos 14 dias no Egito. Nossa parte favorita da viagem foi o trecho no deserto, quando passamos três dias e duas noites com os beduínos fazendo um tour pelo Western Desert, que engloba paisagens diferentes. Este deserto fica no oeste do país, a 360 quilômetros de carro do Cairo, que levamos mais de cinco horas para percorrer.

Confira aqui o vídeo da viagem

Existem cinco oásis na região. Nós fomos para o de Bahariya. O passeio foi todo feito em 4×4, fomos parando nos pontos importantes para fotos e vídeos e eles iam explicando os aspectos geológicos da região. No primeiro dia, visitamos o Black Desert, que tem montanhas de formação vulcânica, com pedras negras. Em seguida, fomos para o Crystal Desert, onde pudemos encontrar muitos cristais e pedrinhas de formas diferentes… A partir daí passeamos por dunas – uma parte mais radical do passeio, com o 4×4 pulando pelas dunas (muito legal!). As dunas são muito incríveis, tiramos pra tirar várias fotos.

western desert 4

Ao entardecer eles escolheram um bom lugar para o camping e montaram toda a estrutura (uma tenda maior que serve de sala de jantar, as barracas individuais para dormirmos e a fogueira no centro). Eles fizeram a comida, que era muito gostosa – o melhor churrasco de frango da história. Passamos horas à beira da fogueira cantando, conversando, vendo as estrelas e esperando as raposas selvagens, que vimos ao longe (além de muitas patinhas na areia pela manhã).

western desert 3

Ao longo da madrugada a temperatura caiu muito. Dormimos numa barraca, em sacos de dormir e com cobertores de pele de camelo. Mesmo assim era uma friaca braba. Mas amanhecer no deserto e tomar um café da manhã em meio às dunas compensa todo frio da noite. Os meninos fizeram inclusive o tradicional pão beduíno na brasa da fogueira.

No segundo dia almoçamos no Oásis Magic Spring, que é bem pequeninho. No meio do nada, árvores e fonte de água. Surreal. Dali, começamos o passeio pelo White Desert – no meio da areia existem muitas pedras calcárias brancas e as paisagens por ali são surreais. Em alguns pontos, tudo é mais plano então a mistura da areia com os pontos brancos dá uma ilusão de ótica doida… Em outras partes as pedras são bem grandes, e algumas são famosas por suas formas (tem a do coelhinho, que é uma atração por ali).

western desert 1No White Desert também existem alguns lugares onde podemos encontrar no chão milhares de formações compostas de corais petrificados… Dá pra ver que eram corais mesmo, mas há milhões de anos quando o deserto do Saara era mar! Inclusive essa é uma das provas para os cientistas de que de fato o deserto era mar antigamente.

No dia seguinte passamos pela Crystal Mountain que é exatamente o que o nome diz: uma montanha cheia de cristais! É difícil explicar a quantidade e variedade de cristais em torno dessa montanha. Cristais pequenos, outros enormes, alguns coloridos… Surreal. Foi um passeio inesquecível e que recomendamos a todas as pessoas.

Se quiser saber mais sobre nossa viagem ao Egito e pelo mundo, visite o blog www.estrangeira.com.br