Exposição que explora as várias línguas portuguesas faladas pelo mundo vai até dia 10
O Ceuma – Centro MariAntonia da USP promove a exposição O Português de Moçambique no Caleidoscópio, que mostra a diversidade da língua portuguesa em países falantes do idioma, como Moçambique, Angola, Brasil e Portugal. Além disso, a mostra possibilita o contato com a história, gramática, vocabulário e relações do português de Moçambique com outras línguas. Ela é gratuita e está disponível para visitação de terça a domingo, incluindo feriados, das 10 às 18 horas, até 10 de setembro, no Ceuma.
A exposição marca os dez anos da Cátedra de Português Língua Segunda e Estrangeira, que está sediada na Universidade Eduardo Mondlane, em Moçambique. As professoras da instituição moçambicana, Inês Machungo e Perpétua Gonçalves, são as organizadoras da exposição, que teve a curadoria do designer Vincent Caudry. As professoras Olga Coelho e Esmeralda Negrão, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, são as responsáveis por trazer a produção ao Brasil.
No vídeo a seguir, Inês Machungo explica a organização da exposição, sendo os mapas, gráficos, fotografias, cartoons, gravações em áudio e pôsteres que a compõem. Além disso, a professora destaca a diversidade cultural da língua portuguesa nos diferentes países. “O português é uma língua pluricêntrica e, através dos objetos que nós temos na exposição, nós procuramos mostrar como alguns conceitos são expressos de maneira diferente nas várias regiões em que o idioma é falado”, afirma a docente moçambicana. “Nossa intenção ao levarmos a exposição ao Brasil é dar a conhecer também um pouco da realidade cultural e geográfica do nosso país.”
Serviço
O Português de Moçambique no caleidoscópio
No Edifício Rui Barbosa do Centro MariAntonia da USP, localizado na Rua Maria Antonia, 294
Por Camillly Rosaboni – Supervisão: Tabita Said e Moisés Dorado – Jornal da USP
https://jornal.usp.br/diversidade/exposicao-explora-as-varias-linguas-portuguesas-faladas-pelo-mundo/