Farmácias agora podem fazer exames de análises clínicas. Em Cotia, unidades ainda vão fazer adaptação

Desde o dia 1º as farmácias estão autorizadas a realizar cerca de 47 tipos de exames de análises clínicas, liberados pela Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Elas tem até 180 dias para a adequação.

Exames como sangue, urina, fezes e secreções, ou seja, de fluidos do organismo. Até então, a Anvisa liberava a realização somente de testes de covid-19 e glicemia.

A norma permite fazer testes de triagem e não substituem os exames laboratoriais tradicionais. A Anvisa destaca que os resultados desses testes feitos em farmácias e consultórios inclusive não devem ser usados sozinhos para tomar decisões médicas. Eles devem ser usados apenas como uma primeira avaliação e atender os critérios da norma para que sejam realizados em farmácias.

Segundo a Abrafarma – Associação Brasileira das Redes de Farmácias e Drogarias, antes da decisão da Anvisa, algumas farmácias, especialmente as grandes redes, já aplicavam parte desses exames por meio de decisão judicial e amparados pela Lei 13.021/2014 – legislação que definiu as farmácias como estabelecimentos de saúde. Na avaliação da entidade, a atualização da norma promove “segurança jurídica” para a ampliação desses serviços. Durante a vigência da RDC 302 (norma que foi revisada agora pela Anvisa) qualquer exame realizado por meio destes testes rápidos precisava da supervisão de um laboratório clínico.

Em Cotia, as farmácias procuradas pelo Jornal Cotia Agora, tanto de redes como as locais, disseram que vão ter que se adaptar, com a criação do espaço adequado pedido pela Anvisa. Algumas pequenas farmácias de bairros não devem oferecer o serviço, devido ao investimento que tem que ser feito, como a contratação de profissionais treinados para realizar os exames, é um dos empecilhos que elas terão.

Os exames liberados são: Avaliação de Controle de Asma, Beta-hCG, Check-up Pós-Covid Anticorpos Anti-Spike, Colesterol Total, Dengue Antígeno NS1, Dengue Anticorpos IgG IgM, Glicemia, Exames do coração check-up completo, Glicemia e Pressão Arterial, Glicemia e Perfil Lipídico, Hemoglobina Glicada A1c, Hormônio Luteinizante (LH), Toxoplasmose, Teste de Intolerância Alimentar, VSR – Vírus Sincicial Respiratório, VSR Molecular – Vírus Sincicial Respiratório, Zika Vírus Anticorpos.

Testes rápidos: PSA, Adenovírus, HIV, Covid-19 Anticorpos, Covid-19 Antígeno, Covid-19 Antígeno + Anticorpos, Covid-19 Molecular, Ácido Úrico, Chikungunya, Lactato, Malária, Sífilis, Troponina Cardíaca, Ferritina, Mioglobina, Streptococcus Grupo A Molecular, Streptococcus Grupo A, Hepatite C, Vitamina D, Proteína C Reativa, Rubéola, Dímero-D, Febre Amarela, Helicobacter Pylori, Influenza Molecular, Alergia Alimentar, Tipo Sanguíneo.

Do Cotia Agora com informações da Anvisa