Profissionais das Etecs e Fatecs de Cotia e região podem entrar em greve

Na próxima terça-feira (8), professores, auxiliares docentes e funcionários administrativos das Etecs e Fatecs do estado podem entrar em greve por tempo indeterminado.

Segundo apurado pelo Jornal Cotia Agora, as unidades de Cotia e cidades vizinhas devem aderir à paralisação. Na pauta das reivindicações dos profissionais estão:

-Desvalorização salarial: Segundo a categoria, os 6% de reajuste salarial anunciados pelo governo para o resto do funcionalismo não repõem as perdas.
-Condições precárias de trabalho: A falta de mais trabalhadores leva à sobrecarga de funções, falta infraestrutura e equipamentos tecnológicos atualizados.
-Falta de diálogo e negociação.

O sindicato representante da categoria alerta para um desmonte da educação técnica/pública.

O Centro Paula Souza respondeu nossa reportagem na segunda-feira (7)

O Centro Paula Souza trabalha para valorizar os servidores da instituição. A Bonificação por Resultados (BR), referente ao ano de 2022, por exemplo, já foi publicada no Diário Oficial do Estado e será o paga até outubro, podendo ser antecipada para setembro.
A atual gestão, já em seu primeiro ano de governo, concedeu um reajuste acima de inflação para os servidores públicos.
O estudo para o novo Plano de Carreiras dos servidores do CPS está em andamento e contava, até o dia 23 de junho, com a participação de representantes do sindicato, que optaram por se desligar do grupo de trabalho. A proposta do novo plano de carreira será encaminhada às instâncias responsáveis pela sua análise até setembro, e as contribuições do Centro Paula Souza serão avaliadas.
O investimento nas Etecs e Fatecs para ampliar as oportunidades de acesso à formação profissional gratuita em São Paulo é compromisso da atual gestão.
A instituição adotará todas as medidas necessárias para garantir que os estudantes não sejam prejudicados em uma eventual paralisação da categoria.

Veja a carta aberta dos profissionais: