Flagra! Novo Chevrolet Cruze é visto em testes

Nova geração do sedã médio chegará às lojas no Brasil no segundo semestre, vindo da Argentina.

Além das versões renovadas de Onix e Prisma, a nova geração do Chevrolet Cruze é uma das principais novidades da General Motors para este ano. O sedã, que chega ao Brasil no segundo semestre, foi flagrado em testes em São Bernardo do Campo. As fotos, publicadas pelo site Motor Chase, revelam que as unidades de teste usam placa de São Paulo, o que pode indicar que são veículos usados por fornecedores – se fosse da GM, teria placa de Gravataí, Joinville, São Caetano do Sul ou São José dos Campos, cidades onde a marca tem fábricas.

22.03.2016  CA CARRO  --  CRUZE  --  FOTO DIVULGAÇAOA camuflagem serve apenas para despistar um pouco, pois já conhecemos o visual do sedã. Foi apresentado em 2014 e começou a vender nos EUA no final de 2015. Os faróis ficam colados a uma pequena grade com a gravatinha da Chevrolet. Logo abaixo, no para-choque, há outra entrada de ar. É uma reinvenção mais agradável da conhecida grade bipartida que a empresa utiliza há anos.

Chega para mudar completamente o Cruze  vendido atualmente no Brasil. A nova plataforma, chamada D2XX, foi desenvolvida sob a tutela da Opel para equipar carros de tração dianteira da GM. É mais longa, principalmente no entre-eixos: 6,8 cm a mais no comprimento total e 1,5 cm entre as rodas dianteiras e traseiras.

A motorização nacional é um mistério. Muitos falam sobre a adoção do 1.4 turbo de 154 cv e 24,4 kgfm de torque, com injeção direta e bloco de alumínio, o mesmo utilizado nos EUA, mas preparado para receber etanol. O site Argentina Autoblog menciona um motor 1.5 turbo de 160 cv.

O local da produção ainda é incerto. A GM modernizou a fábrica em Rosário (Argentina) e as apostas são que o sedã virá importado do país vizinho. O Cruze Sport6, com carroceria hatchback, fica apenas para 2017.

De qualquer forma, o novo Cruze será uma das principais atrações da GM no Salão do Automóvel, entre os dias 10  e 20 de novembro.

Por Carlos Guimarães – Diário de S. Paulo – Fotos: Antônio Intini/Motors Chase