GCM Ambiental de Cotia está inoperante, sem viaturas e atendimento
A Prefeitura de Cotia implantou há alguns anos a Guarda Civil Ambiental, uma equipe da GCM preparada para lidar com atendimentos de crimes ambientais em todo o município.
Porém, mesmo sem estrutura, a equipe atendeu várias situações nos últimos anos. Foram ocorrências de flagrantes de desmatamento, descarte de lixo e entulhos, apreensão e resgate de animais domésticos e ou selvagens/silvestres.
A equipe de três guardas civis atendia somente de segunda a sexta em horário comercial. Fora desse período, não havia atendimento e o cidadão que precisasse denunciar, acabava ligando para a Polícia Militar Ambiental, que em muitas vezes, também não conseguia atender.
Segundo denúncia enviada ao Jornal Cotia Agora, há alguns meses a situação da GCM Ambiental chegou no limite, com o incêndio total de sua viatura, uma picape. O veículo, que é alugado pela Prefeitura, não foi reposto e os agentes passaram, quando dava, a atender com viatura normal, carro da Secretaria de Meio Ambiente ou da de Segurança.
O problema é que a GCM de Cotia tem um déficit de viaturas, já que, por falta de pagamento de aluguel, acabaram sendo recolhidas pela empresa locadora.
Diante disso, os agentes ambientais ficaram sem estrutura alguma para trabalhar e estão na ronda normal da corporação.
O munícipe que precisa denunciar crimes ambientais deve ligar para o 190 da PM. A base da PM Ambiental passou a atender há algum tempo no Parque Cemucam.
Sobre a situação da GCM, procuramos a Prefeitura na manhã desta quarta-feira via e-mail, mas até a publicação desta matéria, na manhã de quinta, não tivemos uma posição.