Golpe do Poupatempo já fez 200 vítimas

Tem golpe novo no mundo virtual. E usando o nome do Poupatempo. Sites estão cobrando cobrando taxa de R$ 24,90 para fazer um “agendamento” para serviços de emissão de RG e CNH nas unidades da rede.

Quem faz o alerta é o próprio Poupatempo, lembrando que não existe cobrança de qualquer tipo de taxa para agendar o atendimento. Segundo o órgão do governo do Estado, em menos de um mês, quase 200 vítimas já foram identificadas. Elas foram orientadas a registrar boletim de ocorrência. O próprio Poupatempo também informou que já está tomando providências judiciais contra o golpe.

Além de cobrar R$ 24,90 para fazer o agendamento de horário – que é gratuito – o “despachante virtual” fica com dados sigilosos dos cidadãos, como nome completo, filiação, números do RG e CPF, entre outros.

Na maioria dos casos, segundo o Poupatempo, as vítimas chegam aos sites de intermediários nas buscas do Google e não percebem que não estão no site oficial do Poupatempo, o www.poupatempo.sp.gov.br, no qual são feitos os agendamentos gratuitos. Outra forma de realizar o serviço é baixando o aplicativo SP Serviços no celular. No portal também há informações sobre todos os serviços de emissão e renovação de documentos, além de informações sobre como ser atendido sem intermediários na central de serviços públicos.

Para facilitar o acesso dos usuários, o Poupatempo também está instalando totens de autoatendimento em estações do metrô e CPTM e em shoppings e supermercados da Capital, interior e litoral. Os endereços dos equipamentos de autoatendimento estão no site oficial do Poupatempo: www.poupatempo.sp.gov.br. Em Cotia o Poupatempo fica na Avenida Nossa Senhora de Fátima, 833, na Vila Monte Serrate.

Do Webdiario