Governo de SP apresenta projeto do Túnel Santos-Guarujá a investidores europeus
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, iniciou o terceiro roadshow internacional de 2025, com agendas na Dinamarca, Holanda e Noruega. O objetivo é apresentar os principais projetos do Programa de Parcerias de Investimentos, como o Túnel Imerso Santos-Guarujá e Travessias Hídricas, a potenciais investidores internacionais.
Entre os destaques da missão está a visita técnica ao túnel submerso Fehmarnbelt, em construção entre a Dinamarca e a Alemanha. Com 18 quilômetros de extensão, quatro faixas rodoviárias e duas linhas férreas, a megaestrutura é considerada uma referência global e reforça o potencial técnico e logístico do projeto paulista.
No centro das apresentações está o Túnel Santos-Guarujá, que será o primeiro túnel imerso do Brasil. Com 1,5 km de extensão, sendo 870 metros submersos, o projeto contará com três faixas por sentido, uma delas exclusiva para o Veículo Leve sobre Trilhos, além de passagens para pedestres e ciclistas. O leilão está marcado para 1º de agosto e o investimento estimado é de R$ 6 bilhões, por meio de uma concessão patrocinada com prazo de 30 anos.
Outro destaque do portfólio é a concessão das travessias litorâneas e fluviais, que prevê a operação, modernização e gestão de 14 linhas aquaviárias por 20 anos. O edital está previsto para o primeiro semestre de 2025 e a estimativa é de R$ 1 bilhão em investimentos, com manutenção da política tarifária atual, gratuidades preservadas e aquisição de 48 embarcações, incluindo modelos elétricos, que ampliarão a eficiência e a sustentabilidade do sistema.
