Guardas civis da região de Cotia se reúnem para traçar planos visando melhorias no atendimento

Na quarta-feira (8), o Cioeste – Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo recebeu, em sua sede, comandantes e representantes de Guardas Civis de cidades da região, interessados em dialogar sobre formas de implantação de ações, capacitações e projetos em âmbito regional. O grupo foi organizado pelo inspetor Miguel Maidana, comandante da GCM de Osasco, que após conversa com o secretário executivo do Consórcio, Jorge Lapas, entendeu ser importante uma aproximação com a entidade, para conhecer sua forma de trabalho e buscar suporte para a integração.

Os agentes de segurança elencaram projetos que avaliam como importantes, como a volta de um sistema integrado de comunicação e monitoramento entre as guardas de todas as cidades, a criação de um centro de formação e treinamento, a padronização de regulamentos, a realização de trabalhos nos limites e intercâmbio para aprimorar boas práticas. Enfim, medidas que possam ser tomadas em conjunto, para melhorar a segurança de toda a região.

O diretor de Comunicação, Mauro Sérgio Santos, explicou a abrangência de ação do Cioeste, que é um órgão federativo regido por um Conselho de Prefeitos e explicou que a entidade atua por meio de Grupos de Trabalho, que são responsáveis por setores e dialogam por políticas regionais, visando desenvolver projetos e ações. O diretor de Comunicação sugeriu ao grupo a criação de um GT de Segurança Pública dentro do Cioeste.

Entre as sugestões apresentadas pra o início de um processo de regionalização, o diretor de Projetos, Carlos Abrão, falou sobre a realização de um evento com representantes das guardas da região, para cada um explicar como funciona a corporação de seu município. Também propôs um manual de procedimentos operacionais, com protocolo de abordagem comum e a criação de um evento maior das entidades de segurança civil municipal da região, como um simpósio ou congresso, entre outras medidas.

As próximas reuniões voltadas à segurança pública já entraram na agenda da sala de reuniões do CiOeste e deverão contar com participantes de mais cidades. Deste primeiro encontro participaram agentes de Osasco, Barueri, Vargem Grande Paulista, Carapicuíba, Araçariguama, Santana de Parnaíba, São Roque, Pirapora do Bom Jesus e Embu-Guaçu (município convidado).