Hospital de Ibiúna bate recorde em atendimento neste domingo. 40% eram turistas

O Pronto Socorro Adulto – PSA do Hospital Municipal de Ibiúna atendeu neste domingo (27) – das 7 às 23 horas – 250 pacientes, com um pico aparente por volta das 22 horas, segundo pode apurar a vitrine online diretamente, em companhia do coordenador administrativo Umberto Monteiro Santos, que cumpre um plantão de 12 x 36 horas. De acordo com Santos, cerca de 40% dos atendimentos [em torno de 100 pacientes] foram turistas que se encontram no município onde vão passar o fim de ano.

Num domingo fora desse período, a média de atendimento gira em torno de 150-180 atendimentos, tendo havido, portanto, um aumento significativo e aparentemente tudo correu bem sob os cuidados de três médicos e um fisioterapeuta [que auxiliou no trabalho de entubação de um homem, com dificuldades respiratórias agudas por obstrução na garganta]. Ele estava na sala de emergência ao lado de outro homem com suspeita de infarto, não confirmado até o momento em que encerramos a reportagem [o exame laboratorial de enzimas estava em andamento].

Mas houve também vítimas com ferimentos leves causados por queda de cavalo, queda de moto, choque de veículo contra um poste, picada de abelha. Integrantes da Guarda Civil, sujos de barro, prenderam dois homens adultos e os conduziram para serem submetidos a exames físicos, antes de serem conduzidos para a Delegacia de Polícia local. Os policiais informaram que eles estavam vendendo drogas no bairro dos Coelhos, no fim de uma trilha aberta na mata.

“No geral, a grande maioria das pessoas, na realidade, não precisariam passar pelo PSA, pois poderiam ser atendidos em postos de saúde”, disse um médico, mas compreendendo que naquela hora era o lugar que poderiam contar para serem atendidos.

Na Casa da Gestante, recém-reformada e inaugurada no dia 6 de novembro, aparentemente impecável, com salas bem pintadas e mobiliadas, acolhedoras e confortáveis, bem iluminadas, foram atendidas 24 gestantes das 7 horas às 23h30 do domingo. No Pronto Socorro Infantil, 95 crianças e adolescentes, das 8 às 23h30.

O diretor administrativo fez questão de esclarecer [uma postagem no Facebook mostrava uma sala com manchas de infiltração de água das últimas chuvas, cujo reparo já está sendo providenciado] que se trata de uma sala do hospital e não da Casa da Gestante, como teria sido apontado. “Isso aconteceu devido a uma chuva muito forte.”

Por Carlos Rossini – Revista Vitrine Online