Reunião discutiu licenciamento para duplicação da Bunjiro Nakao

Conselheiros da APA – Área de Proteção Ambiental de Itupararanga discutiram nesta segunda-feira, na Câmara Municipal de Ibiúna a concessão do Licenciamento Ambiental da duplicação da Rodovia Bunjiro Nakao.

De acordo com o DER – Departamento de Estradas e Rodagem, que já encaminhou o Projeto Executivo da Obra no ano passado, a duplicação compreende um trecho de 24 quilômetros, entre Ibiúna e Vargem Grande Paulista.

A obra está prevista para começar no início de 2016 e sua conclusão em 2017. Orçada em mais de R$ 150 milhões, a duplicação contará ainda com uma ciclovia em todo seu entorno.

De acordo com o DER, a obra terá poucos impactos ambientais, uma vez que serão aproveitadas as pistas já existentes e os retornos, que geralmente são os que mais causam impactos, serão feitos em nível, ou seja, para causar menos danos possíveis ao meio ambiente. Estão previstas ainda, passagens de fauna em locais estratégicos e outros dispositivos, a fim de amenizar o impacto.

Além de facilitar o acesso à Capital e ser de fundamental importância para o desenvolvimento não só de Ibiúna, mas também de Piedade e outras cidades que dependem da via, o recapeamento também poderá reduzir os acidentes que tem ocorrido com cada vez mais frequência no trecho, que já ficou conhecido como “Rodovia da Morte”

Por Tiago Albertim – Jornal do Povo