Jornal Cotia Agora tem acesso ao primeiro eVTOL aprovado para voos no Brasil
Em setembro de 2024, o céu do interior paulista testemunhou um momento histórico: o primeiro voo de um eVTOL (sigla para electric Vertical Take-Off and Landing) no Brasil. A operação foi realizada pela Gohobby, maior distribuidora de drones da América Latina e pioneira na introdução dessa tecnologia no país.
O teste ocorreu no Aeroquadra Flight Club, em Quadra (SP), a cerca de 129 quilômetros da capital. O modelo EH216, da fabricante chinesa EHang, realizou 30 voos não tripulados, totalizando mais de 6 horas no ar, com a decolagem autorizada pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). Estiveram presentes autoridades, empresários da indústria aeronáutica e representantes da marca.
A operação faz parte de um movimento crescente de popularização dos eVTOLs, também conhecidos como “carros voadores”. Compactos, elétricos e com capacidade de decolagem vertical, esses veículos prometem revolucionar o transporte urbano de curta distância, sem ruído, emissão de poluentes ou necessidade de pistas convencionais.
Abaixo, você confere três vídeos exclusivos que explicam pontos-chave sobre essa nova era da aviação urbana:
VÍDEO 1 – Quantas unidades já foram encomendadas e qual é o perfil do comprador brasileiro?
VÍDEO 2 – Quais são os outros usos do eVTOL além do transporte de passageiros?
VÍDEO 3- A segurança dos eVTOLs: como funciona o sistema de controle e as redundâncias tecnológicas?
Desde a apresentação pública do EH216 no Brasil, em dezembro de 2023, o interesse tem crescido exponencialmente. De acordo com uma pesquisa da MundoGeo, o Brasil é o terceiro maior mercado de eVTOLs no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e da China.
O EH216 é capaz de transportar dois ocupantes e bagagem de mão, com carga útil de até 220 kg e autonomia de cerca de 30 km. Seu sistema de voo é completamente autônomo, sendo pilotado remotamente e automaticamente através do sistema inteligente de comando e controle da EHang, uma central em solo que gerencia todo o trajeto em tempo real. São 12 baterias independentes e 16 motores que garantem estabilidade, redundância e segurança.
O futuro, ao que tudo indica, já começou a levantar voo por aqui.
*Paulo Caetano é: Piloto Comercial de Avião, Especialista em Direito Aeronáutico, Pós graduado em Gerenciamento Estratégico de Pessoas, MBA em Engenharia de Perícias , Palestrante e Colunista do Jornal Cotia Agora