Laboratórios privados estão liberados para comprar e vender vacina da covid

Por decisão do presidente Jair Bolsonaro, que editou uma Medida Provisória, a iniciativa privada agora poderá comprar vacinas contra o coronavírus diretamente dos fabricantes para comercialização.

De acordo com o governo, a medida reflete o fim do estado de emergência em saúde pública de importância nacional, que foi decretado em função da pandemia no Brasil.

Como a vacinação no Brasil já atingiu doses suficientes para contemplar 100% dos grupos prioritários, segundo o governo, a medida não trará prejuízo para o Plano Nacional de Vacinação.

O governo justificou ainda que mantém contrato com o laboratório Pfizer para compra de mais 100 milhões de doses e a possibilidade de compra adicional de mais 50 milhões.

“O que se vivenciava em 2021 – ante a escassez de vacinas no Brasil e no mundo, a iniciativa privada não estava autorizada a adquirir vacinas contra o coronavírus, em detrimento do Poder Público – se modificou, e a escassez de vacinas restou superada, tendo o Estado sido capaz de ofertar vacinas à população em geral, em quantidade suficiente, conforme dados demonstrados pelo Ministério da Saúde”, informou a Secretaria Geral da Presidência.

Do Metro