Lateral Léo Cotia consegue seu quinto acesso no futebol de Pernambuco

O lateral direito Léo Cotia é um pé-quente e conseguiu mais uma vez, o acesso no futebol pernambucano, da segunda para a primeira divisão, atuando pelo Belo Jardim.

Mas, o acesso do clube ainda está no Tribunal de Justiça Desportiva de Pernambuco. O Belo Jardim conseguiu vaga na final do Campeonato Pernambucano da Série A-2, depois do TJD punir o Petrolina com a perda de quatro pontos por escalar um jogador irregular.

Com a punição, o Belo Jardim acabou em segundo lugar do grupo na terceira fase do certame, garantindo vaga na semifinal no lugar do Petrolina. Na semi, o time bateu o Porto nos pênaltis e garantiu vaga na decisão, que aconteceu no último domingo contra o Central de Caruaru, que venceu por 1 a 0 e garantiu o título. O Belo Jardim de Léo Cotia ficou com o vice e o acesso à elite do futebol pernambucano em 2023.

Para o TJD a punição do Petrolina está decidida, mas o clube entrou com recurso pela segunda vez. No primeiro recurso, o Pleno do TJD manteve a punição e a perda dos pontos.

A Federação Pernambucana de Futebol ainda não proclamou o Central como campeão, aguardando a palavra final da justiça desportiva.

O Petrolina foi julgado com base no Artigo 214 do CBJD – Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que fala sobre a escalação irregular de jogador. Segundo a denúncia, a infração ocorreu na partida do último dia 8, quando o clube empatou por 0 a 0 com o Maguary. O jogador envolvido é o lateral Raykar.

Com a confirmação do acesso do Belo Jardim, será o quinto acesso de Léo Cotia no Nordeste. Conhecido como o “Rei do Acesso”, ele já subiu de divisão em 2019 para a Série D do Campeonato Brasileiro com o Afogados da Ingazeira; no final de 2019, com o Retrô Brasil para a 1ª divisão do Pernambucano; em 2020 com o Vera Cruz, da segunda para a primeira do Pernambucano e em 2021 teve acesso com o Caruaru City.

Léo Cotia, 26 anos, começou no futebol ainda garoto, na base do São Paulo, depois passando por clubes como Cotia FC, Taboão da Serra, Santa Cruz, Afogados da Ingazeira, Frei Paulistano, Retrô Brasil, Vera Cruz, Caruaru City e Belo Jardim. Em 2020 ganhou o prêmio de melhor lateral direito do Campeonato Pernambucano.

Fotos: Divulgação