Marcas de suplementos para problemas de visão são proibidas no Brasil

Nesta segunda-feira (7), a Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária proibiu a fabricação, venda, distribuição, propaganda e utilização dos suplementos alimentares das marcas Visipro, Sulinex e Ocularis.

Estes produtos estão sendo divulgados de maneira inadequada na internet, alegando incorretamente que são eficazes no tratamento de problemas de visão como catarata e glaucoma. A decisão regulatória também incluiu a ordem de apreensão desses itens.

Por meio de um comunicado, a agência informou que após ter recebido denúncias e questionamentos em relação às marcas, constatou-se que os fabricantes eram desconhecidos. A Anvisa reforça que é estritamente proibido que suplementos aleguem ter a capacidade de tratar, prevenir ou curar qualquer condição de saúde.

Em maio, a Anvisa já havia tomado medidas similares contra um produto do mesmo tipo, comercializado pela marca Visium Max, devido às mesmas infrações. O órgão explica que produtos que afirmam ter propriedades terapêuticas, ou seja, eficácia comprovada no tratamento de doenças, devem ser regularizados como medicamentos.

Consequentemente, se um item é categorizado como suplemento, isso implica que “não possui nenhuma validação junto à Agência quanto a sua capacidade terapêutica ou estética”, conforme destacado no comunicado. A agência adverte, portanto, que é prudente evitar suplementos que prometem resultados “milagrosos”.

Propaganda enganosa
No comunicado, a Anvisa ressalta que todos os produtos que prometem “prevenir, tratar e curar uma variedade de doenças e condições de saúde, além de aprimorar questões estéticas”, são considerados irregulares.

A agência apresenta uma lista de vantagens que, se prometidas por um suplemento alimentar, devem alertar o consumidor a não adquirir nem usar o produto.

Saiba quais:

Emagrecimento;
Aumento da musculatura;
Diminuição de rugas, celulite, estrias, flacidez etc;
Melhora das funções sexuais;
Aumento da fertilidade, melhora ou alívio de sintomas relacionados à “tensão pré-menstrual”, menopausa etc;
Aumento da atenção e foco;
Doenças degenerativas, como mal de Alzheimer, demência, doença de Parkinson etc;
Câncer;
Problemas de aumento da próstata e disfunção urinária;
Problemas de visão;
Doenças do coração, pressão alta, colesterol e triglicerídeos sanguíneos;
Melhora da glicose sanguínea, diabetes e níveis de insulina;
Problemas gastrointestinais, como gastrite, má digestão etc;
Gripe, resfriado, covid-19, pneumonia etc;
Labirintite, zumbido no ouvido (tinitus);
Distúrbios do sono, insônia etc.

Do iG Saúde