Memorial dos 310 anos da Igreja Matriz de Cotia resgata história da fé na cidade

Foi inaugurado no último final de semana o Memorial de 310 Anos da Paróquia de Nossa Senhora do Monte Serrate, com visitação aberta ao público e gratuita.

O Memorial, que fica atrás da Paróquia, traz uma série de objetos centenários, imagens sacras, registros históricos e imagens desde os séculos passados, em uma verdadeira viagem no tempo, contemplando momentos do maior patrimônio histórico de Cotia, que celebra aniversário nesta semana, juntamente com o Dia de Nossa Senhora do Monte Serrate, Padroeira da cidade, em 8 de setembro.

O Jornal Cotia Agora esteve no local e conferiu a exposição, onde, entre tantas relíquias, há os registros em papel dos primeiros nascimentos, casamentos e mortes na cidade, lembrando que a Paróquia é mais antiga que a própria Cotia, que tem, como município, 167 anos.

Há castiçais e muitas peças que foram usadas em cerimônias religiosas dos últimos 200 anos, além de um harmônio (uma espécie de órgão musical) que foi doado por Theodomiro de Castro Pedroso, o Nhonhô, há algumas décadas, onde ele próprio tocou por muitos anos nas missas e casamentos.

A estrutura montada é um dos destaques do Memorial, onde a comunidade católica se uniu para juntar objetos, fotos, quadros e demais peças, além do esforço de colaboradores da Paróquia nos últimos meses, com apoio de secretarias da Prefeitura, para deixar tudo montado, contando parte da história da fé da cidade. Para saber mais do que tem exposto no Memorial, é preciso visitá-lo, um programa para toda a família. Fica aberto todos os dias, das 9h às 19h, no Salão Paroquial.

“É uma festa muito importante, a história da igreja se une com a história da cidade, que cresceu em torno da igreja. O Padre Mauro está de parabéns por toda essa estrutura que ele idealizou, toda a festa, esse museu temporário, em toda a questão da fé e da história da cidade. E agradeço ao prefeito Rogério Franco e a vice Angela Maluf, que proporcionaram toda essa estrutura que estamos vendo, em parceria com a Paróquia, para que a gente possa viver esse momento histórico, religioso e cultural”, comentou o secretário adjunto de Relações Institucionais, Pedro Almeida.

Veja vídeo sobre o Memorial: