Mesmo com prazo longo para regularizar, quase 3 mil eleitores de Cotia tem título cancelado
A Justiça Eleitoral confirmou os cancelamentos de 2.836 títulos de eleitores em Cotia devido a ausência deles nas últimas três eleições, segundo o TSE – Tribunal Superior Eleitoral.
Conforme publicou o Jornal Cotia Agora no início do ano, os eleitores de Cotia que estavam em débito com a Justiça Eleitoral tinham até o dia 6 de maio para regularizar a situação.
Foi muito tempo para comparecer aos dois cartórios eleitorais da cidade, mas mesmo assim quase 3 mil pessoas tiveram sua situação complicada com a Justiça.
Como consultar?
O estado de São Paulo concentra o maior número de títulos cancelados: foram 674,5 mil entre os 2,4 milhões contabilizados em todo Brasil. A capital paulista teve 199,1 mil documentos cancelados.
Para verificar se o seu título foi cancelado, é preciso consultar o site do TRE – Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, em “Serviços ao Eleitor – Situação eleitoral – Consultar a situação eleitoral”.
Para regularizar
Quem teve o título cancelado deve pagar uma multa e, em seguida, pode fazer a regularização da situação em cartório eleitoral, desde que apresente documento de identificação oficial original com foto, comprovante de residência e o título, se ainda o possuir.
A regularização do título eleitoral cancelado somente será possível se não houver nenhuma circunstância que impeça a quitação eleitoral, entre elas, omissão de prestação de contas de campanha e perda ou suspensão dos direitos políticos, por exemplo.
O eleitor que teve o documento cancelado pode ser impedido de obter passaporte ou carteira de identidade, receber salários de função ou emprego público, além de contrair empréstimos em qualquer estabelecimento de crédito mantido pelo governo.
A irregularidade também pode gerar dificuldades para inscrição, investidura e nomeação em concurso público; renovação de matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo; e a obtenção de certidão de quitação eleitoral ou qualquer documento perante repartições diplomáticas a que estiver subordinado.