Ministério da Agricultura suspende venda de 24 marcas de azeite de oliva

Uma fiscalização do Ministério da Agricultura suspendeu a comercialização de 24 marcas de azeite de oliva (veja a lista abaixo) no país. Segundo o órgão, este ano 151.449 mil garrafas irregulares foram retiradas de circulação em supermercados de São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Goiás, Paraná e Santa Catarina.

Conforme o ministério, as irregularidades incluem produtos sem registro e contrabandeados. Durante a operação, ainda foram encontradas três fábricas clandestinas que estavam envasando azeites de oliva que nada mais eram do que mistura de óleos vegetais de procedência desconhecida.

Também foi suspenso o registro de uma fábrica no interior de São Paulo, após a constatação de adulteração na fabricação de seus produtos durante o ano de 2021.

De acordo com o Ministério, o azeite de oliva virgem pode ser classificado em três tipos: extra virgem (acidez menor que 0,8%), virgem (acidez entre 0,8% e 2%) e lampante (acidez maior que 2%).

Os dois primeiros podem ser consumidos in natura, mantendo todos os aspectos benéficos ao organismo. Já o terceiro, tipo lampante, deve ser refinado antes de ser consumido, quando passa a ser classificado como azeite de oliva refinado.

O órgão diz que azeite é o segundo produto alimentar mais fraudado do mundo, atrás apenas do pescado.

Veja abaixo a lista das marcas que tiveram as vendas suspensas:
Alcazar
Alentejano
Anna
Barcelona
Barcelona Vitrais
Castelo dos Mouros
Coroa Real
Da Oliva
Del Toro
Do Chefe
Épico
Fazenda Herdade
Figueira do Foz
llha da Madeira
Monsanto
Monte Ruivo
Porto Galo
Porto Real
Quinta da Beira
Quinta da Regaleira
Torre Galiza
Tradição
Tradição Brasileira
Valle Viejo

Do Metro