Moradores de Cotia serão atendidos em programa contra situação de risco

708 famílias serão atendidas em diversas ações que promovem a evolução social do cidadão

Gestores e técnicos municipais participaram de uma reunião de apresentação das ações de enfrentamento à pobreza, realizadas por meio do Programa Família Paulista com gestores da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social.

O encontro marcou o lançamento do programa em Cotia. Durante o encontro, gestores e técnicos mapearam ações estratégicas de enfrentamento à pobreza e discutiram sobre a identificação dos bairros com famílias que vivem em situação de risco e vulnerabilidade social, bem como, sobre a oferta de serviços nestas áreas.

O programa atenderá 708 famílias em Cotia, que já estejam inseridas no Cadastro Único (CadÚnico) prioritariamente com renda mensal menor ou igual a R$ 77,00 per capita.

programa família paulista  (4)De acordo com a Coordenadora do Programa Família Paulista, Ligia Pimenta (foto), a articulação em rede envolverá diversas secretarias e deve fazer parte das agendas estratégicas dos gestores. “Por meio da mobilização de ações efetivas nos bairros é possível diminuir a pobreza e promover o ser humano”.

Para implantação do programa será definida uma comissão para atuar durante os 24 meses à frente das ações multisetoriais. A equipe participará de uma capacitação continuada de 40 horas. Os próximos encontros estão agendados para os dias 3 e 4 de março.

Saiba Mais

O programa é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social de forma intersetorial em parceria com 28 municípios, secretarias estaduais e entidades não governamentais para o enfrentamento das múltiplas privações das famílias em situação de extrema pobreza e promoção da mobilidade e desenvolvimento social.

Inicialmente, o projeto será implantado na região Metropolitana de São Paulo atendendo 50 mil famílias. Entre 2016 a 2019, serão beneficiadas cerca de 200 mil famílias residentes nos municípios do Estado de São Paulo, que já estejam inseridas no Cadastro Único para Projetos Sociais do Governo Federal (CadÚnico), prioritariamente com renda mensal menor ou igual a R$ 77,00 per capita.