Motoristas sofrem com buracos nas vias da Granja Viana

Por William Melo – Revista Circuito

Repita comigo “o rato roeu o asfalto da Rua Roma”. Este bem que poderia ser um trava-língua regional para os motoristas que utilizam as vias do bairro da Granja Viana como percurso. Apesar de muito esburacada, a citada rua não sofreu com ataques de roedores, e sim um ataque de falta de planejamento para conservar o bom estado das vias da região.

Infelizmente, não é o único acesso que sofre com as crateras, porque a Roma está muito bem acompanhada pela Rua Nova América, a Nova Amazonas, e as estradas da Aldeia e a Velha de Sorocaba. E o que dizer da Avenida São Camilo? Um pequeno obstáculo para um jipeiro, mas uma grande cratera para um carro de passeio.

Desde o início da São Camilo, ela é adornada com buracos nos quais o motorista tem de ser muito bom em uma manobra chamada slalom, que consiste na realização de zigue-zague entre um percurso com obstáculos.

Entre a Nova América e a São Camilo, as obras de ligação da rede de água e esgoto de um novo empreendimento fizeram com que os motoristas reduzissem, ainda mais, a velocidade por causa de uma pequena trincheira localizada no centro da avenida.

Seguindo pela São Camilo é possível registrar vários pequenos buracos, com exemplares maiores, como os encontrados em frente ao condomínio Palos Verdes, que, de tanto tempo ali, já poderiam ser batizados como crateras gêmeas ou algo do gênero.

Exatamente no limite entre Cotia e Carapicuíba há um buraco em cada lado da via; um para desejar boas-vindas e outro para enviar um “volte logo” aos motoristas distraídos.

No bairro da Fazendinha, na cidade de Carapicuíba, mas uma vez os buracos aumentam e formam uma nova trincheira, dessa vez pela implantação da subestação de energia da Granja Viana pela empresa AES Eletropaulo.

Já citadas no início da matéria, outras ruas, como a Nova Amazonas, também preservam suas armadilhas, como uma localizada no lado esquerdo para quem segue no sentido São Camilo. Seguramente, o buraco tem 1 metro de extensão e meio metro de profundidade, tornando-se um perigo não apenas para quem dirige, mas para quem caminha pelo bairro.

Soluções

Questionamos as empresas e a administração pública local responsáveis pelo reparo das vias sobre o cronograma para a manutenção das avenidas e ruas da região. Em relação às obras de ligação da rede de água e esgoto localizadas no início da São Camilo, a Construtora Ditolvo declarou que está executando uma extensão desta rede, que vai atender não só seu empreendimento, como também os imóveis do entorno.

“Sabemos que uma obra de melhoria deste porte acarreta algum incômodo transitório para a região, mas a Ditolvo está fazendo tudo ao seu alcance para que este seja o menor possível. Em relação à intervenção na Avenida São Camilo, foi aplicada a camada de BGS, faltando apenas a manta asfáltica, cuja execução estava programada para a noite de ontem. Entretanto, devido à chuva, o asfalto não pôde ser executado. Estamos apenas aguardando condições climáticas adequadas para finalizar o serviço”, afirmou a arquiteta Patrícia S. Ditolvo.

A AES Eletropaulo declarou que o serviço de vedação do buraco está em andamento, devido à obra da ETD Granja Viana, que beneficiará os clientes da região e entorno. “Informamos que a empresa contratada pela concessionária vai realizar uma reavaliação dos serviços de reparo do asfalto, de forma que minimize o impacto aos moradores da região até o fim da obra, previsto para o mês de outubro”, declarou a empresa por meio de sua assessoria de imprensa.

Em relação aos demais buracos relacionados na matéria, a Prefeitura de Cotia, por seu Departamento de Comunicação, afirmou que o reparo das vias citadas já está no cronograma da Secretaria de Obras do município, mas que a manutenção nas vias dependerá das condições climáticas.