“Fumacê” contra a dengue em Cotia mata milhares de abelhas de produtores

A Prefeitura de Cotia tem feito ações de combate à dengue pelo município e uma das estratégias é o chamado “fumacê”. Mas, essa ação acabou causando a morte de milhares de abelhas de um criadouro no Mirizola.

Segundo um dos produtores, a Prefeitura deveria informar com antecedência os dias e horários da ação, mas neste caso, não foram comunicados e um crime ambiental, segundo o produtor, aconteceu.

Mensagem da sexta-feira (1), do produtor: “A Prefeitura de Cotia está implantando um combate à dengue e os Meliponicultores estão preocupados pois o “fumacê” causa sérios prejuízos às colônias e aos produtos como cera, própolis etc. O que os Meliponicultores desejam é que a prefeitura divulgue as datas e locais onde serão feitas as aplicações para que possam se organizar para não terem prejuízos principalmente o meio ambiente”.

Mensagem da segunda-feira (4): “Muito triste. Hoje pela manhã as 6h30 a Prefeitura sem avisar a população iniciou um verdadeiro extermínio da fauna com a aplicação do “fumacê” no bairro do Mirizola. Um verdadeiro crime ambiental. Centenas de abelhas mortas.”.

Entramos em contato com a Prefeitura de Cotia, que enviou uma nota (Veja mais abaixo). Após saber da nota, o mesmo produtor comentou:
“Pois é, mas isto não retira a responsabilidade da ação e do possível crime ambiental cometido. O proprietário do Meliponario já fez boletim de ocorrência. Um pedido de desculpas não trará de volta milhares de abelhas nativas mortas e o prejuízo tanto financeiro quanto ao meio ambiente. Inclusive algumas abelhas foram enviadas para análise para detectar a substância utilizada no fumacê. A reunião realizada não exime os responsáveis em responder pela ação não previamente avisada à população de Cotia”.

NOTA DA PREFEITURA:
A Secretaria de Saúde de Cotia informa que, nessa segunda-feira (4), se reuniu com um grupo de meliponicultores de Cotia, da Associação de Meliponicultura ‘Grandes Amigos’, que manifestaram preocupação com o procedimento de fumacê utilizado pela Vigilância Ambiental para eliminação da população adulta de mosquito Aedes aegypti frente aos surtos de dengue registrados em diversos bairros do município.
A Secretaria de Saúde lamentou e se desculpou pelos impactos causados na população de abelhas dos meliponicultores, conforme informaram na
reunião, mas esclareceu sobre a indicação técnica que justifica o uso da nebulização por se tratar de uma situação de surto de dengue colocando em risco a saúde pública da população com grande número de casos de contaminados. Durante a reunião, ambas as partes (Secretaria de Saúde e Meliponicultores) compreenderam e se sensibilizaram com os argumentos e fatos postos à discussão, e acertaram que os meliponicultores serão avisados, via mensagem de texto, até as 17h do dia anterior, sobre a nebulização programada para o dia seguinte (procedimento realizado sempre a partir das 6h da manhã). Desta forma, os criadores deixarão as abelhas confinadas para evitar o contato com a substância utilizada no fumacê.