Não quer ou não pode votar? Veja como pagar multa ou justificar

Muita gente nestas eleições vai deixar de votar, por compromissos inadiáveis ou por simplesmente não querer, não ter candidato ou não se sentir confortável pelo atual cenário político no país.

Apesar da Justiça Eleitoral dizer que o voto é obrigatório, nada impede que o eleitor deixe de comparecer à sua sessão de votação, seja por algum compromisso, problema pessoal ou profissional ou mesmo não querer ir.

Quem não votar no domingo pode sim pagar multa ou justificar por não ter comparecido ao pleito. O valor da multa é de R$ 3,51. Para pagar, basta entrar no site do TRE – Tribunal Regional Eleitoral ou comparecer no cartório eleitoral onde está registrado o título de eleitor.

Mas, vale lembrar que quem não votar e também não pagar a multa ou justificar pode ter restrições após se ausentar por três eleições seguidas e fica penalizado da seguinte forma:

-Inscrever-se em concurso público;
-Ser empossado em cargo público;
-Obter carteira de identidade ou passaporte;
-Renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial;
-Obter empréstimos em bancos oficiais;
-Participar de concorrência pública ou administrativa. 
-Caso não votem nem justifiquem a ausência, os servidores públicos ficam sem receber seus vencimentos até regularizarem a situação junto à Justiça Eleitoral. Quem não votar em três eleições consecutivas, considerando cada turno uma eleição, e não justificar sua ausência terá sua inscrição eleitoral cancelada.