No Dia Mundial da Água, Cotia volta a ter represa com mais de 100% de seu nível

Nesta sexta-feira (22) é celebrado o Dia Mundial da Água, data criada com o objetivo de alertar a população sobre a importância da preservação da água para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta.

Para isso, todos os anos a data aborda um tema específico sobre este mineral de extrema e absoluta importância para a existência da vida. A conscientização sobre a urgência da economia deste recurso natural é uma das principais metas desse dia.

A água limpa e potável é um direito humano garantido por lei desde 2010, de acordo com a Onu – Organização das Nações Unidas.

Mas, e a água que abastece Cotia, como está? Segundo órgãos ambientais, a água da Represa Pedro Beicht é uma das melhores do Estado, já que está em área preservada, não tem contato com esgoto de qualquer tipo e é abastecida por diversas nascentes, além de estar em uma área com chuva predominante em boa parte do ano.

Porém, com o consumo excessivo da população, que abusa do desperdício, tem sido comum nos últimos anos a queda no nível da represa, aliado também à escassez de chuva em alguns meses. Já tivemos períodos críticos nos últimos anos, principalmente em 2012, quando chegamos a 27% do nível.

Recentemente o Jornal Cotia Agora publicou a situação que a represa passava, baixando o nível todo dia e chegou ao patamar de 40%. Mas, a Natureza sempre colabora e mandou chuva por muitos dias nos últimos 30 dias e hoje (22), no Dia Mundial da Água, a represa está quase transbordando, com 103% em seu nível, com abundância de água.

Apesar de termos água até o topo, sempre é bom lembrar do consumo consciente, onde no nosso dia a dia podemos economizar água em pequenos gestos em nossa casa, empresa, etc.

Vale a pena conferir algumas dicas abaixo e também lembrar que a partir de maio as chuvas cessam e chega o período de estiagem, que normalmente vai até início de outubro com pouca chuva.

1-Feche a torneira enquanto você ensaboa as mãos;
2-Para escovar os dentes, use um copo;
3-Reduza o tempo de banho;
4-Varra a calçada em vez de lavá-la;
5-Repare as torneiras com vazamentos;
6-Para lavar frutas e verduras, não precisa usar litros de água corrente: limpe-as as em uma bacia com um pouquinho de bicarbonato de sódio e uma outra para enxaguar;
7-Use a máquina de lavar roupa e louça apenas quando tiver carga suficiente para completá-las;
8-Se não tiver máquina de lavar louça, use uma bacia para lavar pratos e utensílios e outra para enxaguar. Use pouco sabão e do biodegradável;
9-Se você tiver um jardim, regue as plantas no início da manhã ou à noite;
10-Lavar o carro em um lava jato é melhor do que lavar em casa;
11-Reutilize água;
12-Recolha a água da chuva para regar as plantas na parte da manhã
13-Reaproveite a água do cozimento dos alimentos;
14-Não desperdice alimento. Isso é desperdiçar água também, pois todo processo produtivo utiliza água. Conheça aqui o conceito de água virtual;
15-Compre menos, recicle e reutilize mais. Tendo em mente o conceito de água virtual, fica fácil entender que comprar significa, também, gastar água. Por isso o consumo de bens deve ser pensado e repensado.
16-Vasos sanitários inteligentes, que funcionam a seco
17-Máquinas de lavar roupa e lava-louças que otimizam e economizam água e energia
18-Chuveiros e torneiras de alta eficiência na utilização da água. O E-shower ainda não está à venda, mas daqui a pouco estará. Ele tem um sistema que permite ajustar a temperatura e mantém sob controle as economias de água e energia. E tem, também, a Swirl, uma torneira com uma turbina dupla incorporada à torneira que é capaz de criar um vórtice de água natural sob a influência da gravidade. A sua tecnologia economiza em 15% o gasto de água
19-Nas hortas aconselha-se a instalação de um sistema de irrigação por gotejamento
20-E gramados com o tipo de grama que requeira menos água