Semana da Água: Cotia tem dois rios em estado ruim, diz SOS Mata Atlântica

Na semana em que se comemora o Dia Mundial da Água, o estudo “Observando os Rios 2019 – Análise de Qualidade de Águas, da Fundação SOS Mata Atlântica, mostra o panorama sobre a qualidade da água de rios, córregos e lagos de São Paulo.

Em 2019, apenas um rio de Cotia foi analisado, diferente de 2018, quando foram três, mostrados com exclusividade pelo Jornal Cotia Agora. A análise feita em fevereiro deste ano no Rio Maicurê (também conhecido como Rio Potium), que corta parte de Embu das Artes, seguindo pela Granja Viana e analisado pelo grupo do Colégio Rio Branco, deu avaliação “ruim” para o leito de água. O Rio Cotia e o Ribeirão Foges (Caucaia) ainda não foram analisados em 2019, como ocorreu nos anos anteriores. A última análise do Rio Cotia feito pelo grupo do Sidarta, foi em novembro de 2018 e recebeu a avaliação de “ruim”, persistindo a análise até este mês.

2018 situação estava diferente

Na análise de 2018 e divulgado no relatório da Fundação Soso Mata Atlântica, Cotia teve três pontos avaliados em situação “regular”: os rios Maicurê, o Rio Cotia e o Ribeirão das Lages (região de Caucaia).

Os mesmos leitos d’água também foram avaliados da mesma forma em 2017. Vale lembrar que hoje (março de 2019) o Rio Cotia em alguns pontos tem estado crítico, com poluição acima do permitido. Outros pontos da cidade não avaliados no estudo estão em estado totalmente péssimo, como o Ribeirão Rio das Pedras, completamente tomado pelo esgoto e lixo em toda sua extensão, do Km 36 da Raposo Tavares até sua ligação com o Rio Cotia, na Estrada Fernando Nobre.

Sobre o Observando os Rios
O programa surgiu em 1991, com uma campanha que reuniu 1,2 milhão de assinaturas em prol da recuperação do Rio Tietê e originou o primeiro projeto de monitoramento da qualidade da água por voluntários, o “Observando o Tietê”. Para agregar outras bacias hidrográficas, a iniciativa foi ampliada e passou a se chamar “Observando os Rios”. Nessa fase, com o patrocínio da Ypê e Coca-Cola Brasil, o projeto conta com 3,5 mil voluntários que monitoram 230 rios nos 17 estados da Mata Atlântica 17 estados do bioma Mata Atlântica – Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo –, e Distrito Federal.