Nova Concessionária da Raposo Tavares desagrada usuários da rodovia
Há menos de um mês administrando a Raposo Tavares, entre a Capital e o Km 34, já em Cotia, a Ecovias Raposo-Castelo, Concessionária que ganhou a concessão do trecho, não vem agradando os usuários da rodovia. Do km 10 ao 34, antes era responsabilidade do DER.
As reclamações são muitas, principalmente da falta de carros de apoio, demora no atendimento e falta de luz em vários postes ao longo da rodovia, fato que o Jornal Cotia Agora constatou nesta semana.
Alguns relatos:
“Terça feira teve um acidente no km 19, sentido SP, a Raposo com o trânsito tudo parado e a concessionária com uma base a menos de 1 km do acidente e não tinha ninguém lá pra atender. Infelizmente os carros da concessionária ficam todos parados nas bases, parece que só vai atender as ocorrências se ligarem pra eles, só tinha uma viatura da PM, aí foi que veio o bombeiro, provavelmente do 12 pra socorrer as vítimas.”
“Ecovias muito lenta pra tirar os carros das pistas e a Raposo Tavares ficou muito pior agora com ela“.
“Muitos trechos estão no escuro, principalmente no retorno do km 30“.
O Jornal Cotia Agora fez um vídeo de um pequeno trecho, mostrando a falta de energia nos postes. Entramos em contato com a assessoria de imprensa da Ecovias, que respondeu às 16h15 da sexta-feira (25):
A Ecovias Raposo Castello, desde que iniciou suas operações no último dia 30 de março, opera 24 horas com frota e equipe dimensionadas para prestar atendimento e apoio aos usuários nas rodovias administradas, seguindo critérios previstos no contrato da concessão.
Além de 10 guinchos, quatro motocicletas e oito viaturas de apoio (veículos de inspeção de tráfego, combate a incêndio e resgate de animais), a concessionária conta com seis ambulâncias, incluindo unidades UTI e que prestam serviço de Atendimento Pré-Hospitalar (APH), o que antes não estava disponível na SP-270 Rod. Raposo Tavares. Ao longo dos trechos sob sua responsabilidade, o motorista tem ainda cinco bases do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), duas delas na Raposo (kms 19 e 28).
Em seus 15 primeiros dias de operação, a Ecovias Raposo Castello realizou 1.588 atendimentos nas pistas entre guinchamentos, socorros mecânicos e médicos. Apenas na Raposo foram 531 atendimentos nesse período, sendo 195 panes mecânicas e ocorrências de socorro médico.
As equipes da concessionária, desde o início das operações, além de apoiar usuários, vêm conduzindo ações para avaliar as condições dos 75 quilômetros de rodovias que administra. O levantamento indica as necessidades de manutenção, incluindo no sistema de iluminação. Com base nessa avaliação, desde o começo desta semana, times já trabalham em ações para corrigir falhas identificadas entre os km 10,9 e 34 da Raposo Tavares, trecho pertencente à Ecovias Raposo Castello.
Na semana que vem, a concessionária vai instalar novas câmeras de monitoramento na Raposo, melhorando a cobertura atual e tornando mais ágil o trabalho de acompanhamento da situação na rodovia e envio de equipes de apoio. Esse é o primeiro passo no plano da concessionária de instalar ainda mais câmeras nos próximos 18 meses.