Operação da PF contra o tráfico internacional prende um em Ibiúna

Uma operação da Polícia Federal prendeu seis suspeitos de tráfico internacional de drogas, um deles em Ibiúna.

O bando que adquiria a droga na Bolívia e a distribuía no Brasil e a enviada para Europa. Há indícios de que o grupo tenha remetido cerca de 7,5 toneladas de cocaína ao exterior, em 2015. A polícia ainda não divulgou o nome dos suspeitos.

Cerca de 140 policiais deram cumprimento a 29 mandados de busca e apreensão e a oito mandados de prisão temporária na operação denominada *“Arepa”. Seis pessoas foram presas e dois foragidos já foram identificados na Colômbia e nos Estados Unidos. Até o momento, foram apreendidos cerca de R$ 530 mil em papel moeda.

Além de Ibiúna, os mandados foram cumpridos nas cidades de São Paulo, Mogi das Cruzes, Sorocaba, Santos, Guarujá, e Valentim Gentil. Foram bloqueados cerca de 20 milhões de Reais em imóveis, veículos e aplicações financeiras, pertencentes à organização criminosa.

As investigações tiveram início em março de 2015 e identificaram uma organização criminosa que trazia cocaína da Bolívia para o Brasil. Ela distribuía a droga no Brasil e enviava para a Europa, principalmente para Bélgica e Holanda. Era despachada via courrier internacional, por meio aéreo.

No decorrer das investigações, foi realizada a maior apreensão de cocaína da história do aeroporto internacional de Guarulhos: cerca de 200 kg, que seriam remetidos para Holanda. Nesse período também foram apreendidos 200 mil euros e 390 mil dólares pertencentes à Organização Criminosa.

Os presos serão indiciados e permanecerão à disposição da Justiça Federal. Eles responderão pelos crimes de tráfico internacional de drogas e associação para o tráfico, cujas penas podem chegar a 25 anos de prisão, sem prejuízo de outras imputações apuradas no desdobramento das investigações.

Nota

Segundo familiares, o detido de Ibiúna operava a parte financeira de algumas empresas dos acusados de serem os responsáveis pelo tráfico e a princípio não há nada que ligue o detido às operações da quadrilha. Tudo ainda é muito recente e os suspeitos serão ouvidos apenas no decorrer da semana.

* Arepa é um tipo de pão de milho típico da culinária colombiana e é um dos termos utilizado pelos traficantes para se referirem à cocaína.

Do Jornal do Povo