Os melhores momentos do dia para se exercitar

Quando se trata da relação entre o tempo e o nosso corpo, existe até mesmo uma ciência dedicada ao assunto: a Cronobiologia. Quais são suas atribuições? Essa ciência se dedica ao estudo do funcionamento de nosso relógio interno. Além disso, ela também estuda o efeito das horas do dia sobre o nosso desempenho fisiológico e mental.

Muitas pesquisas têm tentado identificar, durante o ciclo diário de 24 horas, em que momento alcançamos os nossos maiores níveis de força, rapidez, e flexibilidade. Os resultados são surpreendentes: todas as pessoas que participaram das pesquisas, afirmaram que se sentem muito mais felizes às cinco da tarde. Isso ocorre porque sua temperatura corporal está em seu pico, caso você normalmente acorde às 7:00 hs e vá dormir às 23:00hs, diz o Dr. Roberto Refinetti, Ph.D., editor-chefe do Journal of Circadian Rhythms. Porém, se o seu horário de descanso for diferente, você pode fazer algumas variações, tendo como base a hora habitual em que se levanta.

No início da noite, a pressão arterial e a frequência cardíaca são mais baixas, e criam condições ideais para um melhor desempenho. Na verdade, é durante as horas da tarde e do início da noite que muitas pessoas melhoram seu desempenho e suas probabilidades de alcançar recordes pessoais.

Dito isso, algumas pesquisas demonstram de forma contundente por que você pode se exercitar, comer, ou até mesmo dormir em outros momentos do dia, de acordo com seus objetivos.

Mas não se preocupe se você não puder definir sua agenda com base na ciência; afinal de contas, manter um programa de treinamento físico regular é muito mais importante do que o momento em que você o põe em prática. Aqui temos a melhor hora do dia…

1. …Para perder peso

Qualquer caloria adicional que você queimar, a qualquer hora do dia, será benéfica, especialmente se você passa a maior parte de suas horas sentada. Existe evidência convincente de que fazer exercício antes de tomar o café da manhã (sempre que você não tenha assaltado a geladeira depois do jantar), pode queimar mais gordura e reduzir o apetite durante todo o dia. Você também pode se beneficiar em limitar seus assaltos à geladeira durante suas horas mais ativas do dia, algumas pesquisas indicam que isso pode ajudar a controlar o peso corporal.

2. …Para desenvolver massa muscular

Se o seu objetivo é a hipertrofia, uma sessão matinal bem puxada pode ser o segredo para o crescimento da massa muscular. É durante esse período do dia que os níveis de testosterona, presentes no sangue, alcançam sua taxa mais alta. Não é possível ir até a academia antes do final do dia? Não se preocupe: Os picos de força muscular ocorrem logo no início da noite, então você poderá levantar muito mais peso se for à academia logo após o trabalho. Sempre que for se exercitar, a pesquisa sugere que você faça um lanche antes e depois de seu treinamento. É importante que esses lanches contenham cerca de 30 gramas de proteína, visto que ela pode exercer um efeito muito maior sobre o ganho de massa muscular.

3. …Para praticar corrida

Quando estiver treinando para uma corrida, o ideal é passar por um eficiente processo de adaptação. Por essa razão, é melhor programar a maioria de suas corridas de treinamento para o mesmo horário em que a corrida oficial ocorrerá. Como a maioria das competições acontecem logo na primeira parte da manhã, você pode se programar para começar bem cedo. Se precisar, conte com a ajuda do despertador. Para corridas muito prolongadas e intensas, as bebidas esportivas e isotônicas ou gel de carboidrato, durante e após o treino, podem ajudar a prevenir a queda de glicose, além de evitar que você “apague.”

4. …Para fazer exercícios muito intensos

Mais uma vez, o final da tarde é o rei, quando se trata de promover o seu desempenho máximo. No entanto, dada à propensão do corpo a adaptar-se, se quiser ser consistente com seu intenso treinamento matinal, você deve ser capaz de equiparar esse nível de desempenho. Lembre-se de que se você estiver treinando intensamente, é vital que mantenha sua energia, ingerindo bebidas com eletrólitos, e complementando suas sessões com refeições balanceadas com proteínas, carboidratos e gordura.

5. …Para uma sessão de alongamento

Seu corpo pode reagir mais favoravelmente ao alongamento estático, ao foam roller, ou à ioga, por volta do fim do dia, quando a temperatura do corpo é mais elevada, e os músculos estão bem mais flexíveis. Um pouco de alongamento antes de ir para a cama também pode ajudar a relaxar as tensões do seu dia. Faça disso um hábito, e seu corpo vai desenvolver uma nova rotina de relaxamento que funcionará como um indicador da hora de descanso ideal.

6. …Para ir dormir

Qualquer pessoa que deseja fazer mudanças que contribuam para o seu bem-estar, sabe que o sono de qualidade é essencial para a reconstrução e recuperação muscular. Mas quando se trata de um bom sono, o fator mais importante não é precisamente a quantidade de horas de descanso, mas sim o momento em esse sono reparador inicia. Um novo estudo sugere que um horário de descanso irregular, ou até mesmo mudanças frequentes nos hábitos de descanso, podem afetar a qualidade do sono, tornando-o menos reparador, mesmo que a pessoa durma a mesma quantidade de horas. Então faça um grande favor a você mesmo, especialmente enquanto estiver treinando duro: Vá para a cama sempre à mesma hora, todas as noites. Seu corpo lhe agradecerá imensamente.

Men’s Fitness On Yahoo