Paciente cadeirante reclama de falta de atendimento e preconceito na UBS Atalaia
Na tarde desta sexta-feira (7), o Jornal Cotia Agora recebeu a reclamação de uma leitora, que é cadeirante e precisava passar por um ginecologista na UBS do Atalaia. Abaixo o relato da paciente e depois a nota enviada pela Prefeitura à nossa redação:
“Sou uma cadeirante deficiente e fui à UBS do Atalaia para realizar um exame ginecológico solicitado pelo Dr. Luiz. Ao chegar à sala de exames, percebi que ela estava apertada e não era adequada para pessoas com deficiência, como eu. A enfermeira responsável pelo exame se recusou a me atender de forma adequada e disse que eu não precisaria fazer o exame ginecológico pelo fato de ser cadeirante. Isso foi um absurdo. Foi o próprio médico que solicitou o exame e não é papel da enfermeira questionar a decisão do médico. Além disso, a enfermeira não me atendeu de forma adequada, deixando-me no chão, aguardando por ajuda para ser levantada e colocada na maca. Meu esposo, que estava presente, tentou interferir, mas a enfermeira se comportou de forma agressiva e desrespeitosa com ele também. Foi uma experiência muito desagradável e humilhante. É inaceitável que uma instituição pública de saúde permita que seus profissionais tratem pacientes com deficiência de forma tão desrespeitosa e indigna“.
Nota da Prefeitura:
A Prefeitura de Cotia, por meio da Secretaria de Saúde, informa que repudia toda forma de discriminação e que tem trabalhado para a implantação de um atendimento humanizado em todas as áreas do serviço público municipal.
Em relação à presente reclamação, esta pasta destaca que em nenhum momento foi recusado atendimento à reclamante. A paciente foi tratada de forma respeitosa pelos profissionais devidamente habilitados. O exame não foi realizado, no entanto, por recusa da paciente.
Os funcionários da unidade apresentaram à paciente datas e horários para realização da coleta do exame, bem como foi-lhe dada todas as orientações sobre a importância do rastreamento oferecido pelo exame, mas ela se retirou sem fazer a coleta.
