Parque Cemucam, em Cotia, recebe mais uma vez o Teatro nos Parques

A formação de público para as artes cênicas e a democratização do acesso à Cultura estão no cerne do Teatro nos Parques, que chega a sua 15ª edição levando espetáculos gratuitos para toda a família. O projeto é uma ação de caráter sociocultural e ambiental realizada em parques públicos urbanos e alia cultura, entretenimento e lazer à formação de cidadania e responsabilidade social.

Entre os dias 21 de maio e 9 de julho, o projeto passa por parques em Cotia, Araçariguama, São Caetano do Sul, Guarulhos, Mogi das Cruzes, São José dos Campos e Pindamonhangaba.

A iniciativa, que surgiu em 2009, conta novamente com o patrocínio da Gerdau, que apoia o evento desde 2011 e neste ano uma co-produção Cais das Artes e Estima Cultural.

O projeto valoriza o teatro de rua no Estado. “Já existia um movimento forte do teatro de grupos de rua, mas o Teatro nos Parques ajudou a sedimentar o impulsionar outros grupos a fazerem o mesmo caminho de se apresentar na rua, praças e parques. Temos um teatro de pesquisa, com atores, diretores e dramaturgos respeitados buscando uma valorização e abrangência maior junto ao público”.

Quem abre a programação do projeto é a Cia. dos Inventivos (foto), que apresenta Um Canto para Carolina, no dia 21 de maio, às 11h, no Parque Cemucam, em Cotia. A peça homenageia Carolina Maria de Jesus (1914-1977), uma das primeiras e mais importantes escritoras negras do nosso país. Na trama, três irmãos recebem de presente o primeiro exemplar de “O Quarto de Despejo”, um livro-diário escrito por sua mãe. E, mergulhados naqueles registros, revivem as histórias de luta por uma vida melhor.

Outra atração é O Mistério do Coelho Pensante, da Cia. Los Lobos Bobos, apresentado também no dia 21, às 15h, no Parque Cemucam. A peça, inspirada no primeiro livro infantojuvenil da escritora Clarice Lispector (1920-1977), tem em cena uma trupe de artistas mambembes que armam seu circo-teatro para contar a história de Joãozinho, um coelho pensante que ama a liberdade e não perde a chance de fugir de sua gaiola.

O Parque Cemucam fica na Rua Mesopotâmia, no Km 25 da Raposo Tavares, em Cotia. Foto: André Hoff