Parque Cemucam vai completar 53 anos e terá atividades para o público

No dia 2 de março o Parque Cemucam fará 53 anos. O maior parque da região terá muitas atividades para seus frequentadores entre os dias 2 e 6.

No dia 2, às 9h haverá um plantio simbólico de árvores nativas. No dia 5, às 18h30, uma trilha noturna com 4km e 8km, com saída da portaria do parque, lembrando que é bom levar lanterna e usar repelente.

Já no dia 6 (domingo), às 8h30 terá uma caminhada monitorada pelo parque e logo depois o corte do bolo de aniversário. A participação é livre, gratuita e sempre bom lembrar do uso de álcool gel e máscara.

O Cemucam fica na Rua Mesopotâmia, no Km 25 da Raposo Tavares, em Cotia.

Sobre o Cemucam

Infraestrutura: Estacionamento, quiosques com churrasqueiras, sanitário, ciclovia (bike park) com 8 km, campo de futebol, quadra poliesportiva, bebedouros, mesas, bancos, paraciclos, pista de cooper, trilha para caminhada, bosque, gramado para piquenique, playgrounds e Viveiro Harry Blossfeld (pertencente à Divisão Técnica de Produção e Arborização). Acessibilidade em banheiros, entrada e áreas de circulação.

História: Criado em 1969 com a finalidade de divulgar o campismo e atender o movimento escoteiro, o Cemucam – Centro Municipal de Campismo é o único parque municipal localizado fora do município de São Paulo, situado em Cotia.
A vegetação predominante é de remanescentes de Mata Atlântica, além de eucaliptal, bosques heterogêneos, brejos e campos antropizados. Sua flora tem por destaque: açoita-cavalo, angico, angico-vermelho, aroeira-mansa, aroeira-salsa, cambará, camboatá, canjerana e mais dezenas de plantas nativas.

O parque abriga o Viveiro Harry Blossfeld (antigo Viveiro Cotia), que fornece espécies para a arborização do município de São Paulo. Neste parque foi coletada a primeira amostra do Herbário Municipal.

O parque é rico em fauna: foram registradas 166 espécies, incluindo 13 tipos de insetos, entre eles oito espécies de borboletas, cinco répteis (serpentes), 132 aves e 16 mamíferos. A diversificada avifauna inclui tanto espécies florestais quanto as de áreas abertas. O remanescente de Mata Atlântica fornece habitats para diversas espécies endêmicas desse bioma, bem como as ameaçadas de extinção. Pica-paus, pombos silvestres, papagaios e periquitos, beija-flores, sabiás, papa-moscas (tiranídeos – pássaros da família do bem-te-vi), sanhaços, saíras e saís são os grupos de espécies melhor representados no parque. Reúne espécies com grande apelo ao observador de aves, como socó-boi-baio, bacurau-chintã, cuiú-cuiú, tucano-de-bico-verde, joão-bobo, barbudo-rajado, jacuguaçu e as aves ameaçadas, como gavião-pega-macaco, araponga e pequenos mamíferos, como as catitas. Ratos silvestres, caxinguelês, tapitis e cachorros-do-mato complementam os exemplos de mamíferos registrados.