Parque estadual menos visitado em SP, Jequitibá, em Cotia, deve receber investimentos por PPP

Os Parques Estaduais de São Paulo celebraram um crescimento significativo na visitação durante o primeiro semestre deste ano. Dados da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística indicam que, entre janeiro e julho, mais de 3,3 milhões de pessoas visitaram as unidades. O número corresponde a um aumento de 8.8%, quando comparado com o mesmo período de 2022.

O Parque Jequitibá, que fica na região do Km 21 da Raposo Tavares, em Cotia, é o menos visitado, com apenas 14.355 pessoas que foram ao local, bem diferente, por exemplo, do Ecológico do Tietê, com público de quase 900 mil no mesmo período. O Jequitibá deve passar por um processo de concessão à iniciativa privada em breve.

Investimentos

Lançado em junho, o Plano Estadual de Meio Ambiente prevê investimentos de R$ 2,13 bilhões, entre recursos públicos. A iniciativa conta com 21 iniciativas em seis eixos: Biodiversidade; Bioeconomia e Finanças Verdes; Parques Estaduais; Educação e Conscientização Ambiental; Fortalecimento Institucional; e Resiliência e Adaptação Climática.

No eixo de Parques Estaduais estão previstos investimentos de R$ 30 milhões. As ações de manutenção e melhorias na infraestrutura serão realizadas nas unidades: Jequitibá (Cotia), Alberto Löfgren; Fontes do Ipiranga; Chácara da Baronesa; Gabriel Chucre; Ecológico do Embu-Guaçu; Ecológico do Tietê – Núcleo de Lazer Jardim Helena e Parque da Juventude.

Nove parques urbanos, sob gestão da Semil, foram qualificados no Programa de Parcerias de Investimentos para concessão/permissão de uso. A iniciativa inclui estudos de viabilidade das unidades de Belém, Guarapiranga, Juventude, Engenheiro Goulart, Itaim Biacica, Jardim Helena e Jacuí, na Capital; Chácara da Baronesa, em Santo André, e Jequitibá, em Cotia.