Pedro Almeida: Políticas Públicas & Creches – Uma Necessidade Constante

Mesmo não sendo um tema do nosso cotidiano, a Creche é assunto premente entre as famílias de um modo geral e por consequência as famílias que habitam nossa cidade.
Então, deveria ser, sim, um tema na pauta diária do legislativo e do executivo.
Por que me preocupo e escrevo sobre isto?

Tenho família e dois filhos. E, antes de eu e Luciana, minha esposa, trazermos ao mundo nossos pequenos, já havia me habituado a escutar o sentimento da população quanto à falha do poder público neste setor educacional. É uma questão antiga, é verdade, mas precisa ser discutida para que Cotia tenha um Espaço dedicado às crianças e a Infância como um todo perfeitamente adequado às necessidades da nova geração.
Lembro que em minhas crônicas já mencionei a importância do Desenvolvimento Sustentável, e é precisamente por isso, porque não existe sustentabilidade urbana sem o Espaço dedicado Infância e juventude desenhado e construído segundo a realidade das famílias que são a base da sociedade.

É necessário somar esforços que levem o poder público a realizar ações e encontrar soluções para os problemas sociais e educacionais que preocupam: um deles é o Espaço da Infância e Juventude.

Ainda estamos longe de atender as necessidades e nem se veem indícios para um diálogo conclusivo. Como pai e cidadão, entendo que devemos – todos – abrir o diálogo necessário sobre o assunto que é de fundamental importância e, sobretudo, por ser um direito constitucionalmente garantido e que dificilmente se têm acesso!

Cabe destacar que a construção de uma Creche não é somente um traçado de engenharia, é um conceito sociocultural, educacional e ambiental que exige plena consciência da Criança que queremos formar no âmbito das nossas tradições, da nossa terra.

Um abraço fraterno de solidariedade e paz.

*Pedro Almeida – OAB/SP 324.638, é advogado Constitucionalista, cível e trabalhista em Cotia e escreve mensalmente no Cotia Agora. Curta a página no Facebook.