Perueiros fazem manifestação e afeta transporte de Cotia

perue0Um protesto de motoristas de micro-ônibus que fazem o transporte entre cidades da Grande São Paulo reuniu cerca de 60 veículos que ficaram parados na Rua Boa Vista, Centro de São Paulo, na manhã desta terça-feira (12).

Às 6h45, os micro-ônibus ocupavam duas das três faixas, em frente à Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos, na altura do número 175. Apenas uma faixa e a ciclovia ficaram liberadas, mas havia carros e pessoas passando pela via de bicicletas.

Em nota, a EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos informou que 38 operadores do serviço da Reserva Técnica Operacional (RTO) foram transferidos para 11 linhas das regiões de Cotia, Osasco e Carapicuíba após uma decisão judicial.

Essas linhas atendiam cerca de 30% dos passageiros dessas  regiões e pertencem a uma cooperativa de Cotia. Os outros 70% são atendidos pelas linhas administradas diretamente pela EMTU.

A não circulação dos micros afetou o transporte público de Cotia e os ônibus intermunicipais, principalmente os que vão para Pinheiros e Metrô Butantã estão circulando mais cheios hoje.

A determinação da justiça impede a circulação desses veículos na região que vinham atendendo, da Bacia de Juqueri (Caieiras, Cajamar, Francisco Morato, Franco da Rocha e Mairiporã).

A ação foi movida por um outro consórcio, que entrou com processo em 2006 para uma nova licitação. A decisão saiu nesta segunda-feira (11).

Os motoristas nesta  segunda-feira tiveram seu sistema de Bilhete Ônibus Metropolitano (BOM) desligados pela EMTU. A empresa afirmou que tentou negociar com os operadores que teriam que mudar de linha, mas não houve avanço, e o sistema de cobrança do BOM foi desligado.

Do G1

perue