PMs do 5º Baep prendem 15 criminosos que não voltaram da ‘saidinha’ de Natal

Entre os dias 22 e 28/12, nos municípios de Barueri, Carapicuíba, Osasco e Itapevi, o 5º Baep – Batalhão de Ações Especiais de Polícia reconduziu 15 presos que descumpriram as medidas de concessão da liberdade provisória de final de ano.

Em sua maioria, estavam em locais onde há práticas de crimes e em horários inapropriados. Grande parte deles cumpria pena pela prática de crimes contra o patrimônio (especificamente roubo e furto).

Somente no dia 28, seis criminosos foram conduzidos ao CDP – Centro de Detenção Provisória pelas equipes do Baep, que empenham todos seus esforços para manter a defesa da vida, ordem pública e integridade dos cidadãos paulistas.

Há regras a se cumprirem para essa concessão que dependem desse direito, que estão sendo quebradas. Por exemplo, permanecer fora do local de cumprimento de pena sob determinadas condições estipuladas legalmente (uso de tornozeleira eletrônica, proibição de permanência fora da residência entre 19h e 6h, entre outras). Compete à Polícia Militar do Estado de São Paulo, quando identificar o infrator nessas condições pré-estipuladas, o registro e a recondução do mesmo a um Centro de Detenção Provisória.