Aves silvestres são apreendidas em Cotia e três cidades da região

Policiais civis da Delegacia de Investigações sobre Crimes contra o Meio Ambiente, departamento ligado à Delegacia Seccional de Carapicuíba, apreenderam, em seis residências, 30 aves silvestres criadas sem autorização do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais).

Segundo a polícia, os imóveis, que ficam nas cidades de Barueri, Cotia, Itapevi e Carapicuíba, foram descobertos após denúncia anônima. Foram apreendidos pássaros pretos, picharros, canário da terra, galo de campina e um papagaio. As aves foram encaminhadas para o Centro de Triagem no Parque do Ibirapuera.

Já os proprietários dos pássaros foram levados à delegacia, onde foi registrado um Termo Circunstanciado de apreensão de ave da fauna silvestre (artigo 29).

De acordo com o delegado José Celso Damasceno, as aves estavam muito bem tratadas, alimentadas e não apresentavam indícios de maus tratos. “Mesmo com nosso trabalho de orientação, educação e conscientização, a prática de comercialização dos animais ainda é grande em razão dos altos lucros”, disse.

A polícia pede para que a população colabore denunciando o comércio irregular de pássaros pelos telefones 181/190 ou ainda na delegacia do Meio Ambiente pelo telefone 4198-6308.

pássaros5

Por Vanessa Dainesi e Maranhão – Webdiario