Por falta de patrocínio, Prefeitura de SP cancela carnaval de rua previsto para julho

A Prefeitura de São Paulo decidiu cancelar o carnaval de rua previsto para os dias 16 e 17 de julho por falta de patrocínio. Nesta quinta-feira (7), o segundo pregão para o patrocínio da folia dos blocos de rua não registrou interessados.

O evento estava marcado para os dias 16 e 17 de julho. O primeiro pregão para o “Esquenta de Carnaval” foi feito na quinta-feira (24) e também não teve interessados. A Prefeitura baixou o lance inicial de R$ 10 milhões para R$ 6 milhões.

Entretanto, o prefeito afirmou que não irá investir dinheiro público: “Não teve patrocínio, não tem emenda parlamentar, eu não vou usar dinheiro público para realizar o carnaval nesta época, fora de época.” Ele ainda disse que, para o ano que vem, porém, a prefeitura pode colocar recurso, caso seja necessário.

“Mas para tranquilizar os blocos: se lá em fevereiro, a gente fizer o chamamento, que aí é a data ordinária que está no calendário, e faltar patrocínio, que eu não acredito, mas se eventualmente faltar, aí a prefeitura evidentemente vai arcar.”

Histórico

O Esquenta de Carnaval foi proposto como uma prévia para o carnaval de 2023, já que, oficialmente, a capital não teve a tradicional festa de rua, com trios elétricos. As datas foram escolhidas em abril, após o carnaval de rua ter sido cancelado em janeiro pelo prefeito Ricardo Nunes por causa do avanço da pandemia.

Em entrevista no último mês, Ricardo reiterou que só não vai investir na festa agora porque se trata de uma situação específica em que a data da festa é “extraordinária”.

Segundo a Secretaria Municipal de Cultura, foram recebidos 296 pedidos de inscrição de blocos, e, após eliminar duplicidades de cadastro e solicitações consideradas incompletas, restaram 216 blocos.

As inscrições estão sob análise da equipe de coordenação técnica da prefeitura, que vai levar em conta trajetos e horários. Haverá apenas um desfile por bloco.

Do G1