Praia Grande conclui projeto do VLT e apresenta ao Governo de SP em abril

A assessoria técnica do prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão (MDB), concluiu os estudos prévios visando a extensão da linha do VLT – Veículo Leve sobre Trilhos desde a Área Continental de São Vicente até o Bairro Sítio do Campo. E Mourão vai apresentar mapas, croquis e demais detalhes ao secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Marco Antonio Assalve, para demonstrar a viabilidade e a importância da obra. 

Na avaliação do prefeito, essa ligação representaria uma melhora significativa na mobilidade urbana dentro da Região Metropolitana da Baixada Santista.

A expectativa é que a audiência em São Paulo seja realizada já no próximo mês. O traçado tem aproximadamente 3.280 metros e interligaria a Ponte dos Barreiros, em São Vicente, até as proximidades do Terminal Rodoviário e Urbano Tude Bastos, em Praia Grande.

A prefeitura ainda não tem uma estimativa do valor da obra e do material rodante necessário, mas projeta a inclusão de 69 mil passageiros/dia no sistema. Esse é o volume de pessoas que se deslocam de Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá e Praia Grande diariamente até Santos, São Vicente e Cubatão utilizando 16 linhas de ônibus intermunicipais.

Esse contingente é formado, basicamente, por trabalhadores e estudantes universitários. Atualmente, segundo o prefeito, o VLT transporta 25 mil passageiros entre Santos e a Área Continental de São Vicente.

Traçado
A ideia é que a ligação entre a Ponte dos Barreiros e o Sítio do Campo siga paralelamente à Avenida Vereadora Angelina Pretti da Silva por cerca de 200 metros, até que faça uma curva suave à esquerda. Os trens e vagões ‘correriam’ sobre o mangue através de uma via suspensa por pilares de concreto, portanto acima do chão, o que reduziria o impacto sobre a vegetação.

A proposta é que os trilhos sigam pelo trecho entre a Ilha da Hermida e o Mar Pequeno até cruzar o curso d’água que se estende desde a Ilha das Caieiras, passando pelo Balneário Maxland e a Vila Sônia, até desaguar no chamado Poção São Vicente, à esquerda do Portinho Ézio Dall’Ácqua.

A partir daí, os trens e vagões seguiriam pelo terreno que abrigava plantações de chuchu desde os primórdios de Praia Grande até atingir a área urbanizada do Sítio do Campo e o Tude Bastos. No terminal seria feita a baldeação com as linhas municipais e intermunicipais de ônibus.

É um traçado factível. E não teria nenhuma desapropriação. Por isso, talvez esse trecho seja até mais barato que em Santos.

Curva do S
Essa nova rota substitui a proposta original de levar o VLT à Praia Grande seguindo o traçado do antigo Trem Intermetropolitano, que circulou até meados dos anos 90. Essa linha férrea interligava o bairro vicentino do Samaritá até o Samambaia e, daí, até Peruíbe. Essa área chegou a ser cogitada para criação de um corredor de ônibus expressos no início do século 21.

Mas, esse traçado entre São Vicente e Praia Grande teria 15 quilômetros de extensão e, segundo o prefeito, não atenderia regiões populosas da Cidade, como Vila Sônia, Boqueirão e Canto do Forte, que já somam quase 90 mil habitantes, o equivalente a um quarto da população do Município.

Mais: o novo trajeto que será levado ao secretário viabiliza uma futura extensão do VLT até a Curva do S. Nessa segunda etapa, o traçado seria paralelo à Via Expressa Sul. Só restaria definir futuramente se os trens e vagões ‘correriam’ pela lateral da via no sentido Litoral Sul ou do lado inverso, no sentido São Vicente.

Por Nilson Regalado – Diário do Litoral
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