Prefeitura de SP libera mais 3,5 km de faixa azul para motociclistas

Mais 3,5 km de faixa azul estão liberados a partir desta segunda-feira (23) na cidade de São Paulo. A nova pista exclusiva para motociclistas fica no Corredor Norte-Sul, sentido aeroporto, e está sendo implantada nas Avenidas Moreira Guimarães, Rubem Berta e Santos Dumont.

A prefeitura planeja implantar aproximadamente 100 quilômetros de faixa azul até janeiro de 2024. O próximo trecho de faixa azul está previsto para ser entregue já em novembro deste ano nas avenidas Sumaré e Paulo 6º.

Atualmente, existem 7,5 km da sinalização, que tem como objetivo aumentar a agilidade e segurança dos motociclistas. A ampliação faz parte das autorizações concedidas à cidade de São Paulo pela Senatran – Secretaria Nacional de Trânsito no fim de setembro. Ao todo, mais 11 importantes vias da capital devem receber a nova sinalização.

Quando o projeto piloto da faixa azul, implantado em janeiro de 2022 na Avenida 23 de Maio, completou um ano, a prefeitura divulgou que não houve nenhum acidente com morte na faixa. Depois, a administração informou que também não registrou mortes na Avenida dos Bandeirantes.

A autorização já tinha sido dada em agosto do ano passado. A prefeitura tinha um ano para ampliar o trecho da Avenida dos Bandeirantes e implementar as faixas das avenidas Santos Dumont, Tiradentes, Prestes Maia e Ruben Berta, mas perdeu o prazo dado e não viabilizou a implementação.

Veja as avenidas que vão receber autorização para faixas azuis:

Trecho 1: Avenidas Sumaré/Avenida Paulo 6º e Nações Unidas sentido Castelo Branco, entre Rua Professor Campos de Oliveira e a Avenida Padre José Maria e sentido Interlagos entre a Avenida Mario Lopes Leão e Professor Campos de Oliveira;
Trecho 2: Faria Lima, Zaki Narchi e Luiz Dumont Villares
Trecho 3: Avenida Miguel Yunes
Trecho 4: Avenida Jacu Pêssego, Nova Trabalhadores, José de Alencar Gomes da Silva e Avenida do Estado.

Veja os trechos que já têm autorização:
-Avenida 23 de Maio, no trecho entre Praça da Bandeira e o Complexo Viário João Jorge Saad, sentido Santana/Aeroporto, com extensão aproximada de 6 km;
-Avenida Santos Dumont, Tiradentes e Prestes Maia, entre a Ponte das Bandeiras e a Praça da Bandeira, com extensão aproximada de quatro quilômetros;
-Avenida Rubem Berta, entre o complexo viário João Jorge Saad e a Avenida dos Bandeirantes, com extensão de dois quilômetros;
-Avenida dos Bandeirantes, em ambos os sentidos, entre a Marginal Pinheiros e o viaduto Ministro Aliomar Baleeiro, com extensão de 8,5 quilômetros.

Do G1 – Foto: Marcelo Pereira