Procon notifica Enel e apura medidas tomadas após temporal

O Procon-SP abriu nesta segunda-feira (6) um procedimento preliminar de apuração para averiguar as medidas adotadas pelas concessionárias de energia que atendem as regiões metropolitanas de São Paulo e Baixada Santista após 2,5 milhões ficarem sem energia devido ao temporal de sexta-feira (3).

Em nota, o governo estadual disse que pediu que o procedimento fosse aberto. Com isso, o órgão de defesa do consumidor paulista está notificando as empresas Enel, CPFL, Energisa, Elektro e EDP.

As concessionárias devem informar:

-quais as providências tomadas para atender as ocorrências de interrupção no fornecimento de energia;
-como estão atendendo os consumidores;
-qual o tempo de resposta e as providências para ressarcimento de prejuízos;
-quais são os planos de contingência, gerenciamento de crises e a quantidade de equipes de campo (normais e extras) em atividade.

Ainda conforme a nota divulgada pelo governo estadual, todas as informações geradas a partir desta interação com as empresas concessionárias de serviços essenciais poderão ser compartilhadas com outras instituições como o Ministério Público e agências reguladoras (Arsesp, Aneel e Anatel).

Entre sexta-feira (3) até a manhã de segunda foram registradas cerca de 300 mil reclamações por falta de energia na plataforma do Procon-SP.

Do G1