Projeto de Lei quer que placas de veículos voltem a indicar município e estado

Um projeto de lei em análise numa comissão do Senado estabelece que placas veiculares no padrão Mercosul deverão voltar a informar o município e o estado de registro do automóvel. Segundo o autor da proposta, o senador Esperidião Amin (PP-SC), a informação é importante para que autoridades possam identificar com facilidade o condutor que cometeu infrações de trânsito, roubos, furtos e outros crimes relacionados ao transporte.

“As polícias rodoviárias, agentes de tráfego e outros órgãos de fiscalização dependem dessa informação para realizar seu trabalho de forma eficiente e precisa”, afirmou Amin.

O senador deu destaque ainda ao que chamou de senso de identidade regional e pertencimento promovido pela identificação nas placas, o que ajudará a evitar acidentes decorrentes da não familiaridade com o trânsito local, bem como facilitar o levantamento de estatísticas turísticas.

“Facilita a percepção pelos locais de que o visitante passa por hesitações no tráfego em cidade que não é a sua. Por último, tornaria mais fácil o trabalho de levantamento de estatísticas de visitantes em cidades polo de turismo”, disse o parlamentar.

A placa com padrão do Mercosul foi criada para dificultar falsificações e padronizar um modelo nos países que integram o bloco político e econômico. O Uruguay adotou a nova identificação em 2015, a Argentina em 2016, o Brasil em 2018 e o Paraguay em 2019.

Caso seja aprovado na Comissão de Assuntos Econômicos, o projeto seguirá para votação na Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal.

Por Bruno Hoffmann – Gazeta de SP