Projeto quer criar programa de doação de sangue a animais em SP

Um Projeto de Lei (484) quer instituir no estado de São Paulo o programa Vida Animal, que consiste na doação de sangue para animais domésticos.

O programa quer criar bancos de sangue e fazer campanhas de conscientização do donos de animais da importância da doação, que pode salvar a vida de outros bichinhos.

A propositura é do deputado estadual Delegado Olim (PP) e deve ser colocada em pauta e posterior votação. Na sua justificativa, o autor comenta:

A doação de sangue é um gesto nobre capaz de salvar vidas, tanto para seres humanos quanto para animais. Assim como nós, os animais também podem passar por situações delicadas em que a transfusão de sangue se torna medida imprescindível.
Ocorre que a doação de sangue animal ainda é uma prática relativamente desconhecida e por isso conta com poucos adeptos. Observados os critérios clínicos estabelecidos pelos órgãos públicos responsáveis pelas diretrizes da Medicina Veterinária, o animal doador de sangue pode colaborar com muitos outros que venham a precisar disto para manutenção de sua vida. Isto posto, faz-se necessário que haja bancos de sangue veterinários para a doação segura, além da imperiosa necessidade de promoção pela Administração Pública acerca da conscientização dos donos sobre a possibilidade e importância da doação de sangue animal. Nesse sentido, exemplifica-se como iniciativa que deve ser replicada o banco de sangue veterinário de Bauru, local onde já foram realizadas diversas transfusões que salvaram a vida de muitos animais, bem como já foi tal matéria também regulamentada por outros Estados da Federação.