Psicóloga Fernanda Piva: Com que frequência dispara seu alarme da ansiedade?
Entenda algo importante:
A ansiedade excessiva age como um alarme desregulado, tornando-se extremamente sensível e disparando diante de qualquer sinal de perigo.
Para não se tornar prisioneiro desse alarme, é fundamental aprender a desativá-lo quando ele dispara sem motivo real.
Em algumas situações, o alarme da ansiedade pode ser útil, protegendo-o de perigos reais.
No entanto, em outras ocasiões, ele ativa de forma exagerada, alertando para situações desconfortáveis, mas que não oferecem perigo algum.
Nesses momentos, é importante desligar o alarme, agradecendo pela proteção, mas mostrando a ele que você consegue lidar com a situação.
Uma das maneiras de fazer isso, é utilizando uma técnica que usamos na psicoterapia (e que tem se mostrado muito eficaz), é se perguntar: qual é o PIOR possível cenário se a situação que você teme realmente acontecer?
Por exemplo, se a ansiedade surgir ao estar em um ônibus lotado, pergunte-se: o que de pior poderia acontecer se eu não conseguisse sair de um ônibus lotado? Eu conseguiria lidar com isso? Que alternativas eu teria?
Isso ajuda a analisar a situação de maneira mais realista.
Caso contrário, você pode passar o dia inteiro seguindo comandos automáticos dados pela sua mente.
Acesse o link https://www.instagram.com/fernandapivapsicologa/ para ter acesso a outros serviços que podem te auxiliar.
Com carinho,
*Fernanda Corrêa Piva Takeda – CRP 06/ 92210 – Psicóloga Clínica – Telefone: 9-9738-3350, escreve no Jornal Cotia Agora. email: [email protected] Instagram: https://www.instagram.com/fernandapivapsicologa/
Facebook: https://www.facebook.com/fernandapivapsicologa/