Psicóloga Fernanda Piva: Como lidar com a compulsão alimentar

Lidar com a compulsão alimentar pode ser um desafio, mas é possível encontrar estratégias para superá-la e melhorar sua relação com a comida. Aqui estão algumas dicas que podem ajudar:

  1. Procure ajuda profissional: Se você está enfrentando dificuldades significativas com a compulsão alimentar, é importante buscar a orientação de um profissional de saúde mental ou um nutricionista especializado em transtornos alimentares. Eles podem ajudar a entender a origem do problema e oferecer um plano de tratamento adequado.
  2. Identifique os gatilhos: Procure identificar os fatores que desencadeiam a compulsão alimentar, como estresse, ansiedade, tédio, tristeza ou qualquer outra emoção específica. Conscientizar-se dos gatilhos é um passo importante para lidar com esse comportamento.
  3. Mantenha um diário alimentar e emocional: Anote o que você come e como se sente antes, durante e após as refeições. Isso pode ajudá-lo a notar padrões e identificar emoções associadas à compulsão alimentar.
  4. Estabeleça horários regulares de refeição;
  5. Evite dietas restritivas, opte por uma alimentação equilibrada e saudável, permitindo-se desfrutar de pequenos prazeres alimentares com moderação.
  6. Encontre alternativas saudáveis: Identifique alternativas para lidar com as emoções sem recorrer à comida, como praticar exercícios físicos, meditação, ioga, hobbies ou atividades prazerosas.
  7. Mantenha-se ocupado com atividades produtivas e que lhe tragam satisfação.
  8. Se possível, evite manter em casa alimentos que costumam desencadear episódios de compulsão.
  9. Aprenda a lidar com o estresse: Aprender técnicas de gerenciamento de estresse, como respiração profunda, relaxamento muscular ou até mesmo buscar terapia, pode ajudar a reduzir a compulsão alimentar.
  10. Seja paciente consigo mesmo: Mudar hábitos alimentares e emocionais leva tempo e exige paciência. Não se culpe por eventuais recaídas e foque nos progressos realizados.

Lembre-se de que cada pessoa é única, e o tratamento para a compulsão alimentar pode variar de indivíduo para indivíduo.

Com carinho,

*Fernanda Corrêa Piva Takeda – CRP 06/ 92210 – Psicóloga Clínica – Telefone: 9-9738-3350, escreve no Jornal Cotia Agora. Instagram: https://www.instagram.com/fernandapivapsicologa/
Facebook: https://www.facebook.com/fernandapivapsicologa/ – email: [email protected]