Psicóloga Fernanda Piva: Infância roubada

Essa semana nos deparamos com o caso da menina de 10 anos abusada pelo tio.

Esse não é o primeiro caso e infelizmente não será o último. Precisamos saber e entender que sem educação sexual não existe prevenção ao abuso sexual.

Educação sexual responsável, protege! Converse sempre e se mostre disponível para sanar as dúvidas de seu filho.

– Reforce para seu filho que ele é dono do próprio corpo e que pode recusar toques de outras pessoas por mais inocentes que sejam ou pareçam ser

– Reforce que nas partes íntimas deles ninguém deve tocar (A não ser que seja por questões de saúde ou higiene e com os pais cientes), e nem eles devem tocar nas partes íntimas dos outros.

– Reforçar sempre que carinhos e toques não devem acontecer em segredo.

– Não aceitar trocas, ou seja, carinhos em troca de doces ou brinquedos (estratégias que abusadores costumam usar)

– E fundamental fortalecer o diálogo com seu filho, evitar bater com frequência, filhos que apanham muito se sentem inseguros de pedir ajuda para a família e ficam mais vulneráveis aos abusadores

– Escolha a “dedo” as pessoas que irão conviver com você e sua família, frequentar a sua casa e ter acesso ao seu filho

– Conheça os amiguinhos dos seus filhos e a família deles, como a outra criança é criada e como funciona o ambiente familiar dela.

Muitas vezes infelizmente o inimigo mora ao lado. E o seu filho é o seu bem mais precioso! ??

Seja presente e participativo na vida dele.

*Fernanda Corrêa Piva Takeda – CRP 06/ 92210 – Psicóloga Clínica – Telefone: 9-9738-3350, escreve mensalmente no Jornal Cotia Agora. Facebook: https://www.facebook.com/fernandapivapsicologa/ – email: [email protected] – https://www.instagram.com/p/B9AGjXIhjQr/?igshid=1lfftsdjpvs49 Consultório na Rua dos Manacás, 256, Jardim da Glória, próximo ao Colégio Rio Branco. Agende já sua consulta…