Psicóloga Fernanda Piva: Meu filho é muito tímido

A timidez, no adulto ou nas crianças, não é uma doença e pode não ser um problema também. Ela é uma característica de personalidade e é normal que algumas pessoas sejam mais introvertidas, mais reservadas ou, simplesmente, não gostem muito de falar sobre si e vivem muito bem dessa forma.

Agora, se a timidez traz prejuízos ao convívio social ou representa um obstáculo para que a criança realize determinadas tarefas (como tirar uma dúvida na escola, pedir para ir ao banheiro ou até mesmo ir a uma festinha de aniversário), ela pode representar um problema e precisa de atenção.

Quando se preocupar?

Quando a criança tem dificuldades para se relacionar, prefere brincar sozinha todas as vezes, necessita da ajuda dos pais constantemente, não tem iniciativa e parece não se divertir nunca, é importante ligar o sinal de alerta, pois pode ser que exista algum sofrimento envolvido. As crianças tímidas, normalmente, são extremamente exigentes consigo mesmas, tendo medo de se expor e de se arriscar.

Se você está encontrando dificuldades para ajudar seu filho a enfrentar a timidez, a orientação de pais pode te ajudar!

Entre em contato para mais informações sobre horários disponíveis e valores.

*Fernanda Corrêa Piva Takeda – CRP 06/ 92210 – Psicóloga Clínica – Telefone: 9-9738-3350, escreve no Jornal Cotia Agora. Instagram: https://www.instagram.com/fernandapivapsicologa/
Facebook: https://www.facebook.com/fernandapivapsicologa/ – email: [email protected] – Consultório na Rua dos Manacás, 256, Jardim da Glória, próximo ao Colégio Rio Branco. Agende já sua consulta.