Trem turístico entre SP e MG deve funcionar ainda este ano

São Paulo deve ganhar mais uma opção de trem turístico. O primeiro trecho do Trem Turístico da Revolução de 1932 deve entrar em operação em dezembro.

A rota total terá 34,5 km e vai ligar as cidades de Cruzeiro, no lado paulista do Vale do Paraíba, e Passa Quatro, no sul de Minas Gerais. A iniciativa é da ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária). As informações são do site Viagem e Turismo, da editora Abril.

As obras de revitalização e reforma da ferrovia histórica começaram em 2019. A conclusão total do percurso está prevista para 2024.

Nesta primeira etapa, o passeio será feito entre as estações de Cruzeiro e do distrito de Rufino de Almeida, na zona rural do município paulista, num trajeto de aproximadamente 6 km.

Segundo a ABPF, 4,5 km da ferrovia já foram restaurados. O trabalho consiste em desenterrar e recuperar os trilhos e trocar os dormentes, que foram abandonados há cerca de três décadas e estão apodrecidos. Também estão sendo restauradas a locomotiva Maria Fumaça nº 522, que vai puxar vagões com turistas, e uma outra locomotiva a diesel, como alternativa à movida a vapor.

A Estação de Cruzeiro foi inaugurada pelo imperador D. Pedro II em 1884. Um dos atrativos do novo trem turístico será a passagem pelo Túnel da Mantiqueira, com cerca de 1 km de extensão e que palco de um dos combates mais duros da Revolução de 1932, entre as forças paulistas e as do governo Getúlio Vargas.

As marcas de tiros ainda são visíveis nas paredes da construção, que era a principal ligação entre o Vale do Paraíba e sul de Minas Gerais.

O trecho vai se integrar ao passeio de trem já existente na Serra da Mantiqueira, que sai de Passa Quatro e vai até a estação de Coronel Fulgêncio, perfazendo o total de 10 km.

Do Catraca Livre